Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Tumultuados Momentos

Tumultuados Momentos está entre os meus melhores desenhos, em minha opinião. A ilustração traz dois caras olhando para um determinado ponto, que não fica explícito no desenho que se trata do mesmo ponto, já que os dois se encontram em planos diferentes. O personagem que aparece em detalhe dá um discreto sorriso, enquanto o outro, de camisa preta, esboça um sorriso maior. O fato é que a imagem (ou imagens) que ambos olham lhes traz(em) algo positivo e/ou interessante. O texto que acompanha o desenho dá a entender que se trata de uma descrição do que eles observam, já que a imagem está fora do campo de visão de quem observa a ilustração. A expressão "tumultuados momentos" contrasta com a posição passiva e relaxada de ambos personagens, porém como as calamidades decorrentes dos tumultuados momentos descritos são qualificadas como de miniatura, e as consequências apenas relativas, fica entendido que o que eles observam tem um caráter cômico.
O processo de criação da ilustração foi o seguinte: eu desenhei os dois personagens, inicialmente sem pensar em escrever nenhum texto. Quando terminei os dois desenhos resolvi escrever naquele espaço a primeira coisa que me viesse a cabeça, e saiu o pequeno texto. Esse desenho eu modifiquei digitalmente. O fundo vermelho, era roxo, e algumas cores eu avivei, já que a coloração havia sido feita originalmente com hidrocor. No texto, eu fiz duas mudanças. Uma foi tirar o trema da palavra consequências, de acordo com o recente acordo ortográfico. A outra foi uma coisa que eu sempre invoquei com o texto. Eu havia escrito "calamidades em miniaturas". Depois de escrito eu achei que seria mais correto usar "em miniatura", no singular. Mas como havia escrito à caneta, se tentasse corrigir poderia rasurar a imagem, e preferi não correr esse risco. Através do processo digital, pude fazer essa correção sem problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário