Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Jorge Ben plagiado por Rod Stewart



Em 1979 Rod Stewart emplacou um grande sucesso com a música Do Ya Think I'm Sexy?, uma parceria sua com o baterista Carmine Apicce. Porém o refrão da música era uma cópia descarada de Taj Mahal, de Jorge Ben, que na época ainda não havia adotado o Benjor. Quem conhece as duas composições sabe que não estou exagerando. Para não ficar dúvidas sobre o processo que correu na época, e todo o desdobramento que o caso ganhou, transcrevo aqui parte da matéria que saiu sobre o assunto na revista Música nº 33, daquele ano, cujo detalhe da capa ilustra essa matéria.

“Depois de muitas discussões e provas, foi dada causa ganha a Jorge Ben sobre a autoria da música de Rod Stewart “Do Ya Think I'm Sexy?”, de seu último disco. Pegando de surpresa o próprio Jorge Ben, que não acreditava, modestamente, no plágio, também, por sua vez, não lhe rendeu dinheiro algum, pois os lucros desta música estavam doados à UNICEF(órgão da ONU destinado à proteção de crianças no mundo) – em reconhecimento ao Ano internacional da Criança.
Assim que todo mundo escutou a música de Rod, logo se lembrou que havia, no Brasil, uma música parecida, de Jorge Ben. Pois é, essa música era Taj Mahal. E foi aí que tudo começou. Uma discussão em torno de um possível plágio, incluindo um processo da gravadora em cima do próprio Rod Stewart.
Esses casos de plágio há muito são comentados, discutidos, mas pouco são levados a cabo, muitos acabam morrendo diante de um obstáculo terrível: a prova. Para efeitos legais, para provar o plágio são necessárias cinco notas comprovadamente iguais. Todas elas juntas numa mesma frase musical, e dispostas num mesmo tom. No caso de Rod Stewart há alguns agravantes. Antes de lançar seu disco, Rod já tinha visitado o Rio de Janeiro, ouvido muita música brasileira, visto o próprio show de Jorge Ben, num teatro carioca, além de muitos outros shows de músicos brasileiros.
Questionado, Rod procurou passar a bola adiante, tirando o seu da seringa: “Na verdade, nessa música eu só coloquei a letra. A música foi composta pelo meu baterista Carmine Apicce (que, diga-se de passagem, não esteve no Brasil com Rod).
Processo levado à frente e ganho. Seis países do mundo deram causa ganha a Jorge Ben, mas o dinheiro que é bom, ele não vai ver nenhum. Isso porque desde o lançamento do disco de Rod Stewart, já tinha sido programado que todo e qualquer dinheiro arrecadado seria doado à UNICEF. Assim, a única obrigação de Rod Stewart será dar o crédito musical a Jorge Ben e aprender a lição.”

Um comentário:

  1. Parabens pela materia eu estava mesmo a fim de saber como foi desenrrolada esta historia !!!

    ResponderExcluir