Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 2 de março de 2010

Dvds - aquisições recentes


Em visitas a lojas de departamentos e supermercados encontrei bons dvds em promoção. Os três últimos que adquiri são os que ilustram essa postagem: John Lennon – Gimme South Truth, Led Zeppelin – Live At The Earl's Court 1975 e Bob Dylan – Celebrating Bob. Todos foram comprados por R$ 10,00.
O dvd de Lennon traz o making off do álbum Imagine, de 1971. É um excelente documento, pois foram filmadas as gravações, as conversas com músicos, ensaios, etc.
Além do mais traz cenas caseiras entre Lennon, Yoko, família e amigos, inclusive uma imagem que eu nunca tinha visto: um encontro de John com Miles Davis. Há também a presença de George Harrison, que participou do álbum, fato que eu já nem lembrava. O dvd mostra também alguns clipes das músicas com as imagens gravadas com John e Yoko. O problema do dvd é para quem não domina o inglês, pois não há legendas em português. A única opção de legenda é em inglês, ou seja, não faz muita diferença, a não ser para facilitar o entendimento das falas para quem já conhece o idioma. Há muitos diálogos nas cenas, mas como boa parte das imagens são de Lennon e sua banda cantando e tocando, o dvd vale a pena para quem quiser ter imagens de valor histórico. Já os extras ficam prejudicados para os não familiarizados com o inglês, pois traz uma entrevista com John e Yoko. Não dá para entender esse lançamento sem legendas em português, pois não se trata de um dvd importado, portanto poderia-se traduzir as legendas em inglês para o português.
O segundo dvd, do Led Zeppelin, traz um show da banda realizado em 1975. Traz o Led em plena forma, numa ótima performance. A qualidade da imagem não é 100%, mas não compromete. O dvd traz algumas músicas que pouco aparecem em dvds anteriormente lançados da banda, como Sick Again e Bron-Y-Aur- Stomp, por exemplo. Mas também não deixam de tocar clássicos do repertório zeppeliano, como Rock an Roll, que abre o show, Dazed and Confused, numa longa versão de 33:38 min, com direito a solo de Jimmy Page usando arco de violino e também sua guitarra de dois braços. O show, de aproximadamente 1:30 min encerra, como não poderia deixar de ser , com Starway To Haven. O dvd não traz extras.
Já o dvd de Bob Dylan é meio desigual. A capa do dvd pouco revela seu conteúdo. Aparece uma foto de Dylan e o título do dvd. À princípio parece ser o registro de um show, mas na verdade são várias imagens já registradas anteriormente, de diferentes fontes. O dvd começa com imagens antigas de Dylan, já registradas no documentário Don't Luck Back. Em seguida aparecem as imagens de um show em homenagem a Dylan, onde se destaca Tom Petty. Também são mostradas imagens do show em homenagem aos seus 30 anos de carreira, que aconteceu em 1992. Mostra o próprio Dylan entrando no palco, anunciado por George Harrison e cantando It's Alright, Ma (I'm Only Bleeding), e em seguida o número final, com todos os participantes do tributo cantando Knockin Haven's Door. Em seguida são mostradas imagens de Dylan em shows e clipes de diferentes épocas e entrevistas antigas já mostradas no documentário No Direction Home. Os extras não trazem nenhuma novidade: uma biografia reduzida e discografia, que ao invés de mostrar os discos em ordem de lançamento, os apresenta em ordem alfabética, o que fica meio estranho. Para quem não possui nenhum material em vídeo de Bob Dylan o dvd é uma ótima opção, porém para quem como eu, possui vários dvds, fica repetitivo, uma espécie de versão reduzida do material que já possuo. Mas pelo preço de R$ 10,00 acho que fica valendo, pois há imagens que eu não possuia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário