Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 13 de abril de 2010

Blow-Up


Em junho de 1967 a revista O Cruzeiro trazia uma boa matéria sobre o então novo filme de Antonioni, Blow-Up, que acabou virando um filme cult, e que de vez em quando é exibido em sessões especiais de film-art ou em cine-clubes. Eu mesmo assisti a uma exibição de Blow-Up em 2008, no antigo cine-clube que acontecia aos sábados no Palácio da Cultura, por ocasião da morte de diretor.
A matéria apresenta o novo filme como “uma explosão nas brechas da nossa moral”, e traz informações que eu desconhecia, como por exemplo, que o filme anterior de Antonioni havia sido o grande concorrente do nosso O Pagador de Promessas, que ganhou por pouco o Festival de Cannes, em 1962. Depois disso Antonioni ficou cinco anos sem filmar. O filme também apresenta uma antológica cena da banda Yardbyrds com Jeff Beck na guitarra, tocando em um pub londrino.
Alguns trechos da matéria:
“Finalmente depois de cinco anos de espera, Michelangelo Antonioni, o mais discutido diretor cinematográfico da atualidade, que perdera por pouco, em 1962, com seu esplêndido filme “O Eclipse” para o nosso “O Pagador de Promesas”, conquistou o guardião máximo do Festival de Cannes, pela direção de Blow-Up.
O nome de Michelangelo Antonioni é sempre notícia no mundo do cinema, tanto para os críticos como para as plateias. E agora, muito mais, depois que o gênio recebeu a Palma de Ouro das mãos da atriz italiana Virna Lisi, por seu último filme “Depois Daquele Beijo” (Blow-Up), no encerramento do Festival de Cinema de Cannes(...)
“Depois Daquele Beijo”, assim se chama no Brasil o filme Blow-UP, é o seu segundo filme colorido. Desta vez Antonioni, que não gosta de estudar as cenas que vai filmar, preferindo sempre chegar ao lugar do trabalho e resolver os problemas que se apresentarem, foi para a cidade em que se desenrola a história - Londres - e lá constatou que poderia fazer um filme-festival(...)
Que é o novo filme de Antonioni? Uma história quase sem fio, que ele desenvolveu, esteticamente, em algo que canalizará muitas libras, dólares, liras, francos, pesos e cruzeiros para os cinemas que o lançarem (...)
No elenco destacam-se as interpretações de Vanessa Redgrave (filha do excelente ator Michael Redgrave e irmã de Lynn Redgrave, a premiada em Georgy, a Feiticeira), David Hemmings e Sarah Miles. Os modelos liderados por por Verushka são figuras de destaque na atmosfera de vanguarda que caracteriza o filme.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário