Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Jethro Tull em Vinil


Na próxima sexta, dia 30, vou tocar meus discos em vinil do Jethro Tull na Noite do Vinil, que acontece toda semana no Relicário Bistrô. Tenho uma boa parte da discografia do Jethro em vinil, por isso, a banda estará bem representada na próxima sexta.
Lembro que o primeiro disco do Jethro Tull que comprei foi Thick As A Brick, por volta de 1980 numa lojinha no centro da cidade, que durou pouco. Estava em promoção, por um ótimo preço: 250 cruzeiros. Depois comprei vários outros, e fui formando uma boa discografia da banda, que sempre foi uma de minhas preferidas. Não me lembro da primeira vez que ouvi o Jethro Tull, mas me lembro perfeitamente da primeira música deles que me chamou atenção: Skating Away on the Twin Ice of the New Day, que costumava tocar na rádio JB, do Rio, que eu gostava de ouvir em um antigo rádio a válvula que eu tinha no quarto. Eu sempre adorei essa música, e é uma de minhas preferidas do repertório da banda.
Em meu livro Chicletes & Prazer, que brevemente será lançado, há um trecho em que essa música se faz presente na vida do casal protagonista, Alex e Layla:

"Layla abriu uma gaveta da escrivaninha, pegou uma caixa de fósforos, levantou-se da cama e acendeu alguns incensos, perfumando o ambiente. Em seguida, pediu para eu escolher um disco para ouvirmos. Seus discos revelavam um gosto musical bastante eclético, e em muitas coisas parecido com o meu. Além de discos de MPB, que eu conhecia pouco na época, havia outros que eu curtia bastante: Black Sabbath, Hendrix, Yes, Emerson, Lake & Palmer, Deep Purple (ela também tinha Machine Head). Pedi para ela colocar um disco do Jethro Tull, uma banda que eu havia conhecido há pouco tempo, e que havia me impressionado bastante. O disco se chamava War Child, e para falar a verdade, não me agradou tanto quanto os outros que eu já havia escutado. Porém uma música em especial me chamou a atenção de uma forma, que só por ela já valeria o disco, em minha opinião. A música tinha um clima diferente, umas variações, um instrumental e um vocal maravilhosos. Chamava-se Skating Away on the Ice of the New Day. Ao fim do disco, pedi para ela repetir aquela música, que me enfeitiçou.
Layla me traduziu o longo título: Patinando no Gelo Fino de Um Novo Dia. Achei o título fantástico. Parecia falar do que acontecia comigo naquele momento, quando via minha vida se transformar por vários fatores, sendo que a causa principal estava ali, diante de mim. Conversamos sobre aquela frase, e o que seria pra nós a ideia de se patinar no gelo fino de um novo dia. Para mim, o gelo fino representava algo que estava ainda se formando, uma situação nova. Um novo dia, ainda comparando com minha vida. Não era apenas um dia a mais. Era algo realmente novo, no sentido de experiências novas, novos caminhos. A leitura que fiz daquele título era algo bem particular. Era a minha visão, e da minha maneira eu patinava naquele gelo ainda fino que estava se formando em minha vida."

Acho que o casal do livro não perderia essa noite do vinil em homenagem ao Jethro Tull.

Nenhum comentário:

Postar um comentário