Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Caminhos de Minas


Quem me conhece bem já deve ter percebido que sou bom de guardar datas. E quando falo em guardar datas de certos acontecimentos não significa necessariamente que seja algo relevante. Pode ser uma coisa banal, sem muita importância, mas que por algum motivo ficou registrada em minha memória, tipo " há 13 anos atrás nessa data eu fui à praia" e coisas parecidas. Logicamente fatos marcantes e importantes também são lembrados em detalhes, inclusive as datas exatas. Por isso hoje me vem à memória que há exatos vinte anos eu me apresentava para trabalhar em Ubá/MG.
Já comentei nesse espaço que fui ferroviário, e fazia parte de minha função muitas vezes ser transferido para trabalhar em diferentes localidades. Quando entrei na empresa já sabia disso. Esses deslocamentos eram feitos para localidades próximas, às vezes dentro da própria cidade, em localidades do interior. Porém naquele ano de 1990 ocorreu um fato fora dos padrões. Alguns profissionais da área em que trabalhava, já próximos de se aposentar, entraram com uma ação na justiça e ganharam uma causa que estabelecia que seriam promovidos. Eram todos mineiros, em um total de quatro, divididos por três localidades. Dois de Cataguazes, um em Ubá e outro para a zona rural, uma localidade chamada Sobral Pinto.
Como mencionei acima, o local designado a mim foi a cidade de Ubá, conhecida por ser a terra natal de Ary Barroso. Parti junto com os três colegas que também foram transferidos no dia anterior às dez da noite, no ônibus para BH, e descemos em Cataguazes, onde tomei o ônibus até meu destino. Meu estado de ânimo não era dos melhores. Estava longe de casa, da família, de minha cidade, dos amigos, sem saber o que encontraria pela frente. Desembarquei em Ubá na manhã de 18 de junho, super cansado e com muito sono. O colega que me recebeu, um senhor bem simpático e gente boa, percebendo o meu cansaço falou pra eu ir dormir e descansar. Ao levantar, por volta de meio-dia, fui almoçar na cozinha da própria empresa, onde um cozinheiro usava um velho fogão a lenha.
Assim como esse ano, estava em meio à Copa do Mundo, e lá assisti ao restante dos jogos do Brasil, até sermos eliminados pela Argentina. Aos poucos fui me adaptando à nova vida, novos costumes, novos amigos. Na foto que ilustra essa postagem eu estou ao lado de dois colegas, na estação. Fiquei lá por sete meses, e ficaram muitas boas lembranças, muitas histórias que sempre ficarão em minha mamória.
Não poderia deixar de lembrar dessa data. O que me fez lembrar que a data era 18 de junho, é porque é o dia do aniversário de Paul McCartney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário