Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 19 de junho de 2010

Na Bronca com Tim Maia



A revista Pop de janeiro de 1975 trazia uma matéria com Tim Maia, que na época estava totalmente envolvido com a Cultura Racional. A matéria, intitulada "Tim Maia Agora É Guru", trazia uma foto de Tim e sua banda exibindo o livro Universo em Desencanto - a bíblia da Cultura Racional.
Essa matéria acabou provocando em mim uma grande indignação, pois a revista trazia em destaque uma declaração polêmica: "John Lennon e Raul Seixas são dois tremendos vigaristas".
Na época Lennon e Raul eram dois ícones para mim, e essa declaração gerou em mim uma aversão à figura de Tim Maia, que durou um bom tempo. Só vim curtir Tim novamente, alguns anos depois, quando ele gravou Sossego.
Abaixo alguns trechos da matéria:

Tim Maia está sentado num banquinho, todo vestido de branco; a gordura dos seus 150 quilos não deixa a calça fechar. Sua camiseta tem o desenho de um portal iluminado por um feixe de raios que vêm do alto, e a frase: Cultura Racional. Ao seu redor, espalhados pelo chão, também vestidos de branco e com camisetas iguais, estão os membros de seu novo grupo - a Seroma Racional Band: Paulinho, Serginho, Betinho Cajueiro e Roberto (...)
De cara Tim vai dizendo que não quer nada com espiritismo: "Espiritismo é um enigma que todos sonham que possuem, mas nunca provaram nem poderão provar. Estou procurando me elevar é pela Cultura Racional". Mas por favor, não misture isso com outros movimentos que andam por aí, que o guru Tim vai ficar furioso. Como ficou quando perguntamos se Racional Superior tem alguma coisa a ver com a Sociedade Alternativa do Raul Seixas: "Você está maluco? John Lennon é uma besta, e Raul Seixas é uma cópia xerox da burrice. Eles são dois quadrúpedes que só querem justificativa para curtir loucuras. É vigarice das brabas! E se alguém voltar a falar nisso, a gente acaba o papo aqui."

Depois dessa, fiquei um bom tempo na bronca com Tim Maia, até eu entender que isso tudo era bem típico dele, e hoje tenho quase tudo do Síndico.

4 comentários:

  1. Grande Tim mordeu a língua um tempo depois: Vigarista mesmo era Manoel, o Grão Mestre Varonil.
    E na bronca ficou ele com cada um que posteriormente perguntava sobre seu envolvimento com o Racional Superior, hehehe...

    ResponderExcluir
  2. Como diz o velho ditado: Nada como um dia depois do outro, com uma noite no meio.

    ResponderExcluir
  3. Eu li essa reportagem, na época. O mais curioso pra mim é que os dois LPs que ele lançou nessa fase não venderam quase nada. Quem iria querer ouvir Tim Maia promovendo a Cultura Racional? Mandando comprar o livro "Universo em Desencanto"? O resultado disso é que esses dois discos são hoje procuradíssimos e vendidos a peso de ouro nos sebos. Dizem que a voz de Tim Maia estava melhor nessas gravações, porque ele tinha se afastado das drogas.

    Pra mim o melhor de Tim Maia são os dois primeiros LPs. Depois até tem coisa boa, mas obrigatórios, mesmo, só esses. E não achava legal o hábito que ele tinha de não comparecer aos shows.

    ResponderExcluir
  4. Vi em algum canto, não lembro onde, que ele tinha mandado uma carta pro Lennon, divulgando a Cultura Racional, mas a resposta não me pareceu muito amigável huhuhu

    ResponderExcluir