Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 13 de julho de 2010

Dia Mundial do Rock


Hoje, 13 de julho, é o Dia Mundial do Rock. A data escolhida é em virtude do mega-concerto Live Aid, que aconteceu em diferentes partes do mundo nessa data em 1985, numa campanha beneficente, e que acabou se tornando uma enorme reunião de grandes astros do rock.
O rock entrou em minha vida bem cedo. Posso dizer que tudo começou pra mim ainda na época da Jovem Guarda, quando criança me contagiava com o que ouvia no rádio e via nos programas de tv. Os Beatles também me despertaram algo muito forte, e que descrevi aqui nesse espaços há algumas postagens atrás.
Na adolescência eu passei a me interessar mais, embora ainda pouco conhecesse sobre as bandas. Lembro que os primeiros discos do gênero que caíram em minhas mãos foram Santana III, Pendulum (Creedence), In-A-Gadda-Da-Vida (Iron Butterfly), Pin-Ups (David Bowie) e Volume 4 (Black Sabbath). Na época eu tinha pouco acesso a discos. Não tinha grana pra comprar, e meus amigos mais próximos também não possuiam discos. Gostava de ouvir alguns raros programas dedicados ao gênero no rádio, como "60 Minutos de Música Contemporânea"na Rádio JB AM do Rio. Na tv assistia toda semana o Sábado Som, na Globo, apresentado por Nelson Motta. No mais, comprava muitas revistas especializadas em rock, como Pop e Rock, a História e a Glória.
Por isso muitas das bandas e artistas eu conhecia de leitura nas revistas, mas não conhecia o som. Na época havia muita dificuldade em se conseguir certos discos, pois muitos álbuns já se encontravam fora de catálogo, e não eram encontrados nas lojas. Os importados eram caríssimos. Um, exemplo de banda que levei anos para conhecer foi o Cream. Já tinha lido várias matérias sobre o trio, sabia de sua importância, mas nunca tinha tido a oportunidade de ouvi-la. Só fui ouvir o Cream pela primeira vez aos 21 anos, através de uma fita cassete de uma coletânea, que um amigo havia encontrado na promoção de uma loja. Foi um momento mágico aquela primeira audição do Cream, na garagem de minha casa após tantos anos correndo atrás.
Várias outras bandas e artistas também só conhecia de nome e leituras, e só muito tempo depois vim a conhecer, como The Who, Frank Zappa, King Crimson e tantas outras. Anos mais tarde fui formando minha coleção de vinis, e ampliando meu conhecimento, e minha paixão foi crescendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário