Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 20 de julho de 2010

Erasmo Inconquistável


As músicas da Jovem Guarda tinham uma característica bem própria, que era falar de relacionamentos e namoros de uma forma ingênua, sem uma conotação sexual. Talvez por uma questão de marketing, os próprios astros do movimento também traziam às vezes a público esse tipo de comportamento, explorados pela imprensa e as colunas de fofocas. Os próprios artistas também alimentavam esse mito de namoros sem compromisso, como uma forma de caracterizar a juventude da época. A matéria da revista Intervalo, de outubro de 1967 que ilustra essa postagem, fala de uma música de Erasmo Carlos que cita descaradamente várias cantoras da Jovem Guarda como se estivessem correndo atrás dele. Não sei se houve autorização das cantoras para serem citadas nominalmente na letra da música. Isso hoje renderia vários procesos, mas na época tudo era permitido, até porque as histórias de namoro entre os artistas do gênero faziam parte do folclore criado na época, embora algumas histórias até fossem verdadeiras.
Eis a matéria:

Erasmo Carlos quer provar, com música, que está na crista da onda em relação às garotas. Sua última composição, Larguem Meu Pé, diz o nome de todas as menininhas vidradas pelo Tremendão, e contém muitos segredinhos de amor.
Larguém Meu Pé faz parte do lp Erasmo Carlos Novamente, pelo qual o Tremendão foi muito elogiado, já que além de iê-iê-iê, ele gravou dois sambas (inclusive o clássico Não Me Diga Adeus), uma marcha com banda militar e a versão de Caramelo, feita por Roberto Carlos.
Mas, vejam, em Larguem Meu Pé, como Erasmo esnoba as garotas mais cobiçadas do Brasil:
Wanderléa mandou flores/me chamando de meu bem/Sinto muito meus amores/mas já tenho o meu bem/Waldirene bem gamada/quer por força me conquistar/Mas já tenho outra amada/que eu não posso revelar/E às vezes recebo bilhetinhos, cheios de carinho, dizendo me amar/às vezes assinados por Martinha/e outras vezes por Nalva Aguiar/Rosemary, Cidinha e Silvinha/vivem sempre a brigar/disputando no carango/sem terem vez, ao meu lado, um lugar/Larguém meu pé, o meu amor eu não digo quem é

Nenhum comentário:

Postar um comentário