Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 30 de julho de 2010

A Volta dos Beatles - Uma Utopia dos Anos 70


Quem viveu os anos 70 deve se lembrar que durante quase toda década se especulou uma volta dos Beatles, nem que fosse para um único show. Lembro das várias vezes em que a notícia dessa volta era dada como quase certa, por uma proposta milionária, por uma suposta disposição dos quatro Beatles de novamente se reunirem, e vários outros boatos. Às vezes esses boatos eram tão intensos, que realmente essa volta era dada como certa. Mas sempre chegavam os desmentidos, ou nem isso, pois os quatro envolvidos nem sempre se pronunciavam sobre o assunto, mais preocupados com suas carreiras solo. Em dezembro de 1980, com o asassinato de John Lennon, foi enterrada com ele uma das maiores utopias da história da música.
Relembrando um daqueles muitos boatos, transcrevo uma matéria com Paul McCartney publicado no tablóide HitPop, que vinha ancartado na revista Pop. A matéria é de junho de 1976, e tem como título - Paul McCartney: "Dinheiro não vai reunir os Beatles". Abaixo a transcrissão.

Nunca os comentários sobre uma possível volta dos Beatles estiveram tão frequentes como agora. Em meio a centenas de informações, boatos e notícias das mais variadas fontes, é difícil estabelecer o que existe de verdade. Mas uma série de declarações parece prever, para um futuro não muito distante, a volta do grupo mais importante da música pop. Para começar, no mês que vem, quando se comemora o bicentenário da independência dos EUA, os quatro Beatles estarão no mesmo país, pela primeira vez, desde que o grupo foi dissolvido. Paul McCartney, que mora numa fazenda no interior da Inglaterra, estará fazendo uma longa excursão com o Wings, por todo o território americano. John lennon mora em nova Yorque já há muitos anos. George Harrison, que mora num castelo nos subúrbios de Londres, estará em Los Angeles fazendo a mixagem de seu próximo álbum. Ringo Starr, que divide a moradia entre Londres e o sul da França, estará em Hollywood, preparando um novo filme com o ator Peter Sellers. Reunir os Beatles num mesmo país representa meio caminho andado, já que os quatro vivem viajando pelo mundo, tratando de seus próprios negócios.
Foi pensando nisso que, há poucas semanas, o empresário Bill Sargent ofereceu uma quantia enorme de dinheiro por apenas um concerto dos Beatles, no dia 4 de julho. John, George e Ringo não se manifestaram sobre a proposta, o que faria supor que estavam pensando no assunto. Paul McCartney, no entanto, foi logo declarando aos repórteres que os Beatles nunca voltariam a se reunir só por dinheiro. Se houvesse um novo reagrupamento, segundo Paul, seria por motivos estritamente musicais, ou seja, se os quatro quizessem desenvolver algum trabalho em conjunto, se tivessem algo a combinar musicalmente.
Por outro lado, no começo do ano, John Lennon havia declarado à imprensa que "nada impede que os Beatles se reunam para a gravação de um LP ou uma apresentação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário