Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Antologia Brasileira de Humor


A editora L&PM, de Porto Alegre lançou em 1976 a Antologia Brasileira de Humor, reunindo em dois volumes os trabalhos de 82 humoristas brasileiros, entre chargistas, redatores e escritores, listados de A a Z. Representou uma excelente mostra do panorama do que se fazia de humor no país. A maioria dos trabalhos são de cartunistas, muitos deles ainda em início de carreira, e que vieram a se firmar no mercado anos depois, como é o caso de Angeli, cujo traço característico ainda não era reconhecido em seus primeiros trabalhos. Muitos dos cartunistas eram pouco conhecidos, talvez por atuarem fora da grande imprensa. Através desses dois volumes fiquei conhecendo o trabalho de vários cartunistas que ainda não conhecia. Alguns humoristas, por não serem cartunistas, eram representados por seus textos – casos de Chico Anísio, Jô Soares, Leon Eliachar, Carlos Eduardo Novaes, entre outros. O texto de apresentação diz: “A Antologia Brasileira de humor, vol.1 e 2, apresenta ao leitor o quadro atual do humorismo em nosso país. São 82 dos maiores desenhistas e escritores em atividade na imprensa brasileira. Um apanhado que pretende ser amplo, sem ser definitivo, com a função de mostrar o humor brasileiro em todas as suas manifestações regionais”. Uma interessante característica do humor em desenho é que muitas vezes independe de texto para ser compreendido, e assim rompe fronteiras de costumes e idiomas, e pode ser compreendido em qualquer parte do mundo. Um exemplo é a charge abaixo, de Alcy, que mostra uma praça com um busto de Sigmund Freud tendo ao lado um banco, que um mendigo usa de divã, como numa sessão de análise.


Outro exemplo do uso da imagem independer de texto é outro cartum mostrado no livro, do desenhista Laerte, também na época em início de carreira. Laerte, anos depois ficaria conhecido por seus personagens Piratas do Tietê, que ganhou revista própria no fim dos anos 80, e é da mesma geração de Angeli e do falecido Glauco. O trio, inclusive chegou a trabalhar junto em Los Tres Amigos, já nos anos 90.

Os dois volumes da Antologia Brasileira de Humor eu adquiri separadamente, e com um longo tempo de distância entre a compra de um e outro. O Volume 1 eu encontrei em uma feira do livro que acontecia aqui na cidade, onde eram montadas barracas que vendiam livros. Só encontrei o volume 1. Como queria ter a obra completa, procurei pelo volume 2, mas como o livro já estava fora de catálogo, não consegui. Um dia, visitando um sebo, eu que já havia desistido de encontrar o volume 2, acabei encontrando por acaso e comprei no ato. Foi mesmo um golpe de sorte, e pude então ter a obra completa, como era meu desejo.

2 comentários:

  1. márcio, seu diabo literato. lhe aguardarei na bienal. sucesso. abraço. jules rimet

    ResponderExcluir
  2. Grande Julles! que bom lhe encontrar nesse humilde espaço. Na bienal a gente se vê.
    abraço

    ResponderExcluir