Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 13 de novembro de 2010

Noite Movimentada na Bienal do Livro de Campos


A noite de ontem (sexta) na Bienal do Livro de Campos foi das mais movimentadas. A palestra marcada para às 18h, com os escritores Mia Couto e José Eduardo Agualusa sofreu um atraso de mais de hora e meia pelo cancelamento do voo das14h, do Rio para Campos, provavelmente por problemas com o tempo. Esse retardo acabou descontrolando o cronograma da programação, já que os dois eventos posteriores: palestra com Viviane Mosé e show da cantora Fernanda Cunha, que agregam mais ou menos o mesmo público, tiveram que ser adaptados pela curadoria do evento, para que o público não ficasse dividido.
Enquanto era aguardada a chegada dos dois escritores para o primeiro debate, a mediadora da palestra, a professora de literatura e estudiosa da literatura africana moderna, Rita Maia, improvisou uma palestra sobre a obra dos dois convidados que estavam a caminho, e da literatura dos países de língua portuguesa. Com a chegada de Mia e Agualusa, o público pôde finalmente assistir à esperada palestra. Mia e Agualusa, um moçambicano, o outro angolano são dois dos mais festejados escritores de língua portuguesa, ambos apreciadores da literatura brasileira, destacando como uma das mais fortes influências, Guimarães Rosa na prosa, e João Cabral na poesia. Os dois escritores falaram sobre suas obras, o panorama da literatura atual para os escitores de língua portuguesa, novo acordo ortográfico e algumas histórias de suas passagens por diferentes países do mundo, levando sua literatura. Uma curiosidade sobre ambos, é a confusão que muitas vezes se fazem entre os dois. Agualusa, por exemplo, já foi parabenizado por um livro escrito por Mia, e este também já foi confundido com Agualusa, já que ambos têm uma trajetória próxima.

O evento seguinte, um bete-papo com a filósofa e poeta Viviane Mosé, foi um dos mais interessantes da Bienal. Viviane, que é uma grande conhecedora de filosofia, principalmente Nietzsche, uma de suas paixões, falou sobre diversos temas, sempre de uma forma inteligente e bem-humorada. Relações humanas, amor, sexo, família e diversos outros assuntos eram brilhantemente apresentados, sob a luz da filofia e da poesia. Foi uma ótima palestra.
Ainda durante o bate-papo com Viviane, já rolava um show de MPB, com a cantora Fernanda Cunha, uma cantora que eu não conhecia, acompanhada por um ótimo violonista, e trazendo um repertório variado e bem escolhido.

O show foi um pouco prejudicado pelo imprevisto atraso na programação do dia, mas valeu a pena assistir pelo menos uma boa parte do show.
Foi uma noite agitada, e plena de cultura.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Marcio, vim aqui te felicitar pelo lançamento do seu livro! Por motivos óbvios eu não pude estar presente, mas estaria se pudesse. Confesso que estou bem curioso pra ler o livro, e espero fazê-lo em muito breve. Já sou fã do blog e do seu talento com as palavras. Guarde um exemplar pra mim antes que esgote a primeira edição! Grande abraço! Israel

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Israel. Seu exemplar ficará guardado. Obrigado por sempre visitar meu blog.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Eu vi o show. Fantastico!

    ResponderExcluir