Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Obra Mais Influente Da Arte Moderna


Há alguns anos, numa enquete promovida pela Gordon's, marca de gim que patrocina o Turner Prize, o mais importante prêmio de artes visuais da grã-Betanha, 500 artistas, curadores, marchands e críticos de arte escolheram como a obra mais influente da arte moderna, "Fountain", de Marcel Duchamps.
A peça, criada em 1917, é na verdade apenas um mictório autografado pelo artista dadaísta, superando, por exemplo, "Les Demoiselles d'Avignon" de Pablo Picasso, e a Marilyn Monroe estilizada de Andy Wharol. "Guernica", considerada por muitos como a obra-prima de Picasso, terminou na quarta colocação, seguida por Henri Matisse e seu "Estúdio Vermelho". Embora o mictório de Duchamps (cujo original desapareceu e hoje sobrevive na forma de uma réplica em poder da galeria Tate Modern, em Londres) represente um marco, por servir de inspiração para artistas com ideias e conceitos artísticos semelhantes, a escolha foi uma surpresa. "Guernica", pelo seu valor estético e histórico, para muitos era considerada a favorita em levar o título, porém ficou apenas em quarto, o que causou grande surpresa. Porém, em se tratando de arte moderna, e pelo caráter revolucionário que ela traduz, creio que "Fountain" representa bem esse conceito.
O "Dadaísmo", movimento artístico que teve em Duchamps seu principal representante nas artes plásticas, representou uma ruptura no mundo das artes, tendo entre seus principais trabalhos uma reprodução da Mona Lisa, de Da Vinci, com bigodes pintados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário