Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

domingo, 5 de dezembro de 2010

Flu Campeão Brasileiro


Mais um Campeonato Brasileiro chega ao fim, dessa vez com uma conquista do Fluminense. Foi bonito ver uma equipe que a duras penas, com desfalques importantes em boa parte da competição, conseguir chegar ao triunfo, de uma forma tão disputada. Na verdade, esse título começou no ano passado, com a virada inacreditável de um time já tido e havido como rebaixado, e de forma suepreendente,contrariando todas as estatísticas, conseguiu permancer na primeira divisão. Por isso essa conquista foi tão especial.
O trabalho de Muricy Ramalho, que chegou a desprezar o convite de ser técnico da seleção para dar continuidade ao trabalho planejado no clube, foi fundamental para manter o time, mesmo com seus altos e baixos, sempre entre as primeiras colocações.
Ao contrário do que muitos previam, a rodada final não foi nada fácil para os três aspirantes ao título. O campeão Flu, assim como o Corínthians e o Cruzeiro, não tiveram vida fácil com os respectivos adversários, Guarani, Goiás e o time reserva do Palmeiras. Só assisti ao jogo do Flu, portanto não posso avaliar as outras duas partidas. O que ficou claro na partida que assisti pela tv, foi que o Flu, pelo fato de ter sobre si a responsabilidade de liquidar um adversário já rebaixado, e sem pretensões no campeonato, talvez tenha influenciado no emocional dos jogadores, que não conseguiam armar jogadas objetivas, e chegar ao gol adversário. O time parecia nervoso, e sentindo a responsabilidade de liquidar logo a partida, já que tinha toda a torcida a seu favor, jogando em casa contra um adversário mais fraco.
No segundo tempo o time voltou mais objetivo, certamente após ouvir instruções do treinador que deve ter cobrado um melhor posicionamento de alguns jogadores, principalmente os homens de criação do meio de campo, que não criaram jogadas que proporcionassem uma maior agressividade ao ataque. A jogada do gol, aos 16 do segundo tempo, celebrou a superioridade do Flu sobre o adversário. Numa bola que veio pela linha de fundo, numa jogada bem desenvolvida por Carlinhos, num cruzamento para área, Wahington ao cabecear fez a bola tocar nas costas do adversário, e sobrar para Emerson, que estava de frente pro gol, e tocou por entre as pernas do goleiro adversário, seu xará. Esse seria um gol que não influenciaria na decisão do título não fosse a virada do Cruzeiro sobre o Palmeiras, já no fim da partida. Os dois adversários diretos estavam empantando, e sendo assim bastaria um empate para o Flu se sagrar campeão. Mas aquele gol não poderia ser apenas mais um gol. Tinha que ser realmente o gol do título.
Parabéns ao Flu e a todos os seus torcedores, entre os quais me incluo.

2 comentários:

  1. Realmente, 26 anos é uma longa jornada sem título do Brasileiro...
    O Timinho tem mais é que comemorar mesmo...
    O próximo só daqui há 50 anos..

    ResponderExcluir
  2. Fala um flamenguista, que também tem um motivo pra comemorar: a não queda pra segundona com aquele timinho. Tem que aturar, urubuzada!

    ResponderExcluir