Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Imagens Raras - Festival de Saquarema (1976)


Leio na revista dominical de O Globo que após mais de 34 anos, imagens de um importante festival de rock acontecido na praia de Saquarema/RJ, destinadas a se tornar na ápoca um documentário do evento, estão sendo recuperadas. São imagens históricas de uma fase importante do rock brasileiro, um verdadeiro documento.

Tendo à frente o jornalista, empresário e agitador cultural Nelson Motta, que na foto acima aparece de camisa estrelada e chapéu, conversando com Lee Marcucci, baixista da banda Tutti-Frutti, que acompanhava Rita Lee, o projeto do festival incluía um disco ao vivo e um documentário, que nunca foram realizados.
Ao contrário do que diz a matéria de O Globo, o evento não ocorreu no verão, e sim em maio de 1976. Lembro que li bastante sobre o evento na época, tendo um vasto material guardado até hoje. A matéria abaixo retirei da revista Música nº 2, de julho de 1976.
"A cidade de Saquarema viveu os dias 21, 22 e 23 de maio em uma agitação tão grande, que já os acrescentou em sua história. Tendo cerca de dez mil habitantes (dados da época), foi sacudida de repente por 40 mil pessoas, gente vinda de muitos lugares diferentes, atraídos por dois grandes acontecimentos: o 2º Campeonato de Surf, que escolheu um campeão para representar o Brasil no Havaí, e o 1º Festival de Rock, que reuniu muitos músicos, técnicos, publico, enfim, tudo o que um festival ao ar livre necessita para acontecer.
Rita Lee só chegou no domingo, de avião, e encerrou o festival. Porém, sua equipe de produção chegou a Saquarema uma semana antes do festival e ajudou muito na organização de tudo.

Rita Lee fez o lançamento de algumas músicas do novo LP que sai em julho (o hoje antológico Entradas e Bandeiras), fechando o festival com fogos de artifício e efeitos tão especiais que, na fumaça de Ovelha Negra, tudo ficou tão nublado a ponto de Rita tropeçar nos pedais de Luís Sérgio, e desligar a guitarra.
Raul Seixas apresentou-se no sábado, fez uma apologia ao diabo e um discurso que sacudiu a multidão, que até aquele momento estava meio apática (a matéria de O Globo diz que Raul estava "careta", e isso prejudicou sua apresentação).

Virou o microfone para o público, que cantava o coro de Sociedade Alternativa, criando um clima muito louco e fazendo muita gente chorar de emoção. "O que existe é uma esquizofrenia controlada. Se você conseguir canalizar isso, você fica em paz, mas primeiro você tem que chamar os seus fantasmas e brigar com eles. Mas nem todos são iguais. Alguns nasceram apenas para ver."
No festival ainda se apresentaram o grupo gaúcho Bixo da Seda, Flávio Spirito Santo e Angela Ro Ro. Vamos aguardar a restauração dessas imagens históricas

26 comentários:

  1. Deve ter sido demais! Não sabia desse festival.... boa dica!

    ResponderExcluir
  2. Seria legal ver uma imagem de Raul tocando "careta"... A única imagem de show ao vivo que já vi foi o da Praia de Santos em que Raulzito se encontra em um estado deplorável...

    ResponderExcluir
  3. tambem acompanho a restauração desse material, eu estava la, e assisti este belo espetaculo, ainda guardo algumas revistas da epoca e o cartaz dos dois que dizia assim SOL SOM SURF SAQUAREMA 78, sou um pesquisador desta cidade Saquarema, e guardo alguns documnetos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho posters de alguns festivais de surf da época. Se vc estiver interessado.

      Excluir
    2. Oi, Elide! Voce publicou esses posters? Adoraria ver....até!

      Excluir
  4. Curti muito este festival, era bancário na época e quase perdi o emprego,só voltei ao trabalho na quarta feira.Rene.

    ResponderExcluir
  5. Quem tem esse DVD para vender??

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe qual foi o repertório do Raul Seixas nesse festival?

    ResponderExcluir
  7. A MACONHA TAVA LARGADA NA AREIA DA PRAIA

    ResponderExcluir
  8. Conversei com um cara que já vivia lá àquela época.
    Trata-se de Mica, campeaõ de longboard. Seu pai cuidava do clube onde o festival foi promovido.
    Conta ele que Saquarema virou um caos. Acabou tudo por lá: comida, bebida ... Era muita gente para pouca infraestrutura.
    Deve ter sido muito legal!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu participei... foi muita viagem.. fui realmente para curtir o festival... e uma das bandas que mais me marcaram.. foi o Bixo da Seda.. estreando num festival. e que estava lançando um LP com o mesmo nome.. a banda .. foi viajante.. E lembro que dormir na praia.. Estou até hoje esperando o filme que prometeram na época!

    ResponderExcluir
  10. O Bixo da Seda, banda gaúcha, estava lançando seu disco naquele período. Deve ter sido um grande show.
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. eu vi um cartazinho deste festival, vc teria esse original?

    ResponderExcluir
  12. Só procurando. Não me lembro de ter esse cartaz. Abraço

    ResponderExcluir
  13. Trecho do show de Raul Seixas.

    http://www.youtube.com/watch?v=xZAHXuQJa00&feature=my_liked_videos&list=LLz-nkqSd76ZA_BqM-3uZVsQ

    ResponderExcluir
  14. Eu estava lá, vi tudo e escutei tudo. O som era péssimo, muito vento e areia. Rita Lee foi vaiada do início ao fim do show, jogaram muita areia nela. Todo mundo gritava: Bixo, Bixo - queriam o Bixo da Seda, todo mundo pirou com o Rock n Roll dos caras. Raul fez um show bem profissional, realmente muito lúcido Tony Osanah na guitarra detonou tudo era um Hendrix do capeta esse cara, matou a pau. Mas a cidadezinha pirou, ouve até saques em mercados daquele lugar, não tinha banheiros, comida nem água para todo mundo. A volta para quem foi de onibus como eu do Rio de Janeiro foi arrepiante, Voltei para o RS com uma bela hepatite, de beber água suja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis pena q não tenhas boas lembranças!
      Muito feliz por encontrar a matéria, tinha 19 anos e tive a felicidade de participar, saudades.... tempo BOOOOOOOOOM!!!!!!!!

      Excluir
    2. Luis pena q não tenhas boas lembranças!
      Muito feliz por encontrar a matéria, tinha 19 anos e tive a felicidade de participar, saudades.... tempo BOOOOOOOOOM!!!!!!!!

      Excluir
  15. Muito feliz por encontrar a matéria, tinha 19 anos e tive a felicidade de participar, saudades.... tempo BOOOOOOOOOM!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Kkk. Perdi uma aposta. Falei que o campeão do torneio de surf seria o rico. Deu Daniel Friedman.

    ResponderExcluir
  17. Kkk. Perdi uma aposta. Falei que o campeão do torneio de surf seria o rico. Deu Daniel Friedman.

    ResponderExcluir
  18. Foi lançado um documentário sobre esse festival

    ResponderExcluir
  19. Foi bom demais.Eu estava lá , eu e meu irmão e amigo Afonso. Se não me engano, foi a primeira vez que vi Bicho da Seda tocar. Uma loucura

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente eu era muito garoto n puder ir, mas ouvi pelo Jaques do Kaleidoscopio na rádio AM! Na época, além da Rita & Tutti-...curtia bastante o Peso, Bixo da Seda, Arnaldo Baptista, Raul Seixas!

    ResponderExcluir
  21. Eu fui gente, tinha 19 anos, foi massa, curti muito, o show dos mutantes, o festival de surf, hj com 6.5 lembro com muitas sdds de tudo isso e feliz pq minha juventude foi f***@, muito bom, como diz a Rita Lee, fiz tudo que eu queria fazer ❤️

    ResponderExcluir