Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Revista Bravo - Especial Lennon


Os trinta anos da morte de John Lennon, não poderiam passar em branco pela imprensa cultural mundial. No Brasil, dentre outras publicações, a revista Bravo! fez uma edição especial em homenagem ao ex-beatle. Lennon foi uma das mais brilhantes personalidades do séc. XX. É claro, que seus companheiros dos Beatles também têm seus nomes em destaque na história, mas Lennon talvez tenha tido um foco maior por seu ativismo político, sua vida conturbada mas coerente, marcada por uma série de contestações, seu casamento com Yoko, seu engajamento na luta pela paz mundial, e tantas outras coisas que o tornaram a figura marcante que é até hoje, trinta anos após seu assassinato.
A revista, que ainda se encontra nas bancas, faz uma bela homenagem a John, destacando vários aspectos de sua vida, desde sua infância, o sucesso com os Beatles, seu ativismo político, seu trabalho solo, seu casamento com Yoko, discografias (Beatles e carreira solo) etc. A edição, de quase 100 páginas ainda traz muitas fotos, e textos interessantes.

Lembro ainda da notícia da morte de Lennon, a trinta anos,quando o mundo foi pego de surpresa com a notícia do inusitado assassinato. Soube pela tv, ainda pela manhã, e fiquei chocado com a notícia. Tinha, e ainda tenho, uma enorme admiração por John, pelo artista, pela personalidade pública, por seu senso de humor um tanto ácido, que me levavam a prestar uma atenção especial a tudo que ele fazia, falava e produzia. Tenho até hoje guardado o jornal do dia seguinte a sua morte, noticiando o fato, e tudo que foi publicado na época. Até uma edição especial de capa, da revista Veja, que não chegou à minha cidade eu consegui. Naquele período, por um problema entre a editora Abril e os distribuidores de revistas da cidade, as publicações daquela editora não chegavam à cidade. Mas pra minha sorte, um vizinho era representante da Abril,e com ele eu acabei conseguindo um exemplar de brinde.
A revista Bravo! por ser uma publicação cultural, que produz boas matérias sobre literatura, música, cinema, artes plásticas e outras manifestações culturais, produziu um bom número especial, sem cair na repetição, trazendo bons ensaios e entrevistas, como do baterista João Barone, e análises de sua obra e a influência deixada por seu pensamento e comportamento. Numa época de tão poucas personalidades que mereçam um destaque como ele mereceu, essa revista é uma edição para se guardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário