Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 8 de janeiro de 2011

Rita Lírica


Em 1994 foi lançado um livro de fotos e letras de Ritas Lee. O título Rita Lírica é um bem bolado trocadilho, já que traz 123 letras de músicas, além de ótimas fotos e montagens. O livro não traz nada além das fotos e letras, não tem nenhum texto de apresentação, orelha nem texto de contracapa.
O livro apresenta um bom acabamento, papel couché, e um excelente trabalho gráfico. São 344 páginas, que trazem letras e fotos de várias de suas fases. As fotos abrangem diferentes épocas, não só da carreira, como de sua vida pessoal, infância, início com os Mutantes, carreira solo, a fase com a banda Tutti-Futti, além de várias montagens, como as que ilustram essa postagem. Todas as fotos são bem trabalhadas, e dão ao livro um acabamento gráfico de ótima qualidade.

As letras também abrangem toda a carreira de Rita, dando uma amostra da evolução de seu trabalho. Rita sempre foi uma boa compositora, mesmo quando seu trabalho mostrou um certo declínio, a partir dos anos 80, quando deu uma guinada para um lado mais pop. Mesmo nessa fase, muitas de suas músicas ainda traziam uma iventividade e uma verve que são típicas de seu trabalho.

Quem procurar no livro informações, textos ou algum tipo de revelação ou novidade não encontrará, mas as ilustrações são de ótima qualidade, remetendo às vezes a coisas ligadas à pop-art, meio anos 60, e também é bom relembrar as velhas canções de Rita. Esses são os objetivos da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário