Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Erasmo Carlos & A Bolha - Uma Parceria Arrasa Quarteirão (1977)


Em 1976/77 Erasmo Carlos vivia uma ótima fase em sua carreira. Havia lançado há pouco tempo seu excelente disco A Banda dos Contentes, e havia se juntado à banda A Bolha em uma parceria que resultou em uma memorável série de shows, como atesta o anúncio acima. Em sua edição de fevereiro de 77 o Jornal de Música em sua sessão Ao Vivo, em que se comentava os shows da época, o crítico Guerra escreveu sobre essa parceria sob o título “Erasmo Carlos, festa de arromba”:
“Pela primeira vez na história do showbizz carioca o inesperado aconteceu: um show de rock bem produzido, bem iluminado e com pique. “A Bolha e seu crooner Erasmo Carlos” (segundo o próprio Erasmo) botaram pra derreter na sala Corpo Som do MAM (Rio). Apesar de seus 35 anos (a mesma idade de John Lennon) Erasmo mostrou ser muito mais jovem que muitos roqueiros desta Guanabara poluída.

Seus velhos sucessos como Minha Fama de Mau, Festa de Arromba, e Vem Quente Que Eu Estou Fervendo foram apresentados com uma garra e um drive tão fortes que era impossível ficar parado pelos cantos. Eu dancei, pulei, gritei até quase cair de quatro. A Bolha demonstrou mais uma vez ser o melhor grupo de rock das quebradas. É só a rapaziada ter o que tocar que o som rola mesmo. Pedro Lima mostrou ser o nosso Keith Richards até na aparência. Sua guitarra-base foi da maior responsabilidade ao lado do piano de Rubinho, os dois formaram um wall-of-sound à la Phill Spector que segurou o baixo de Lincoln e a guitarra de Marcelo Orelha nas variações com a maior eficiência. Se o show fosse gravado em disco, Erasmo Carlos & A Bolha seriam o nosso Rock'n Roll Animal.”
Obs: Rock'n Roll Animal é um antológico disco ao vivo, gravado por Lou Reed em 1974. Se o crítico compara o show de Erasmo & A Bolha com o disco de Lou Reed, é porque foi mesmo arrasador.

3 comentários:

  1. É uma pena esse show não ter sido registrado em disco. Fã do Tremendão desde o início, já estou com 56 anos, fico feliz com comentários como este. Muita saúde para o nosso Rei e que venha muita coisa boa por muito tempo.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, é mesmo uma pena que tanta coisa boa dos anos 70 não tenha sido filmada ou gravada em áudio. Um show como esse de Erasmo e A Bolha seria uma aula de rock'n roll pra geração de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Também adoro o Erasmo.
    Já vu que tirei a manhã pra "passear" pelo blog, né? rs!
    Lendo as últimas postagens e não comentando todas.
    Ontem/hoje me lembrei de você. Sei lá... acho que pela escolha de ouvir "coisa da antiga". Tava naqueles dias inspirados - sabe quais, né? - em que sono não veio, mesmo. Daí ouvi muito Taiguara, Antônio Marcos... Assim, pra ter uma idéia.
    Deixa eu continuar o "passeio".

    bjin

    ResponderExcluir