Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 4 de março de 2011

Chico Buarque Análise Poético- Musical: Discordância


Em 1984 foi lançado pela editora Codecri, que era ligada ao jornal O Pasquim, o livro "Chico Buarque Análise poético-musical", de Gilberto de Carvalho. O autor faz um estudo analítico da obra de Chico, como o próprio título do livro define. Trazendo o prefácio do produtor e poeta Hermínio Bello de Carvalho, que por sinal, lhe dá uma boa credencial, o livro oferece um bom material para quem pretende vasculhar a obra de Chico Buarque, seja para alguma tese ou simplesmente para melhor entender a obra do retratado, como foi meu caso ao comprar o livro. O autor demonstra ser um estudioso da obra de Chico, como ele mesmo deixa claro na contracapa do livro:
"Este livro foi escrito tendo como base algumas palestras feitas por mim sobre a obra de Chico Buarque, o compositor. Confesso que reescrevi o livro tantas vezes quantas foram as minhas perplexidades ao tentar investigar a obra e o artista. Cada vez que me detinha a analisar uma letra de música sua, mais riqueza descobria, mais detalhes sutis encontrava. Como a incrível capacidade de colocar em cada sentença, em cada frase, em cada contexto o que Flaubert chamava de 'le mot juste' (a palavra justa)"

Dividido em três partes, onde se destacam "o feminino em Chico Buarque", "Chico Buarque e as Cantigas de amigo", "letras e comentários críticos", etc, o livro destaca as principais letras, que são analisadas e esmiuçadas, como também aconteceu em outras obras posteriores. Um fato que depõe contra o livro, principalmente por se tratar de um autor que estuda e analisa o texto poético de Chico, são alguns erros que aparecem em trechos de letras, como por exemplo:
"... e também pra me perpetuar em tua escrava
que você pega, esfrega, mas não lava" (Tatuagem)
Faltou a palavra "nega" após "esfrega"

"e me arrastei, e te arranhei,
e me agarrei nos teus cabelos,
no teu peito, teu pijama,
nos teus pés, atrás da cama (Atrás da Porta)
Em vez de "atrás da cama" é "ao pé da cama"

"...Se acaso me quiseres
Sou dessas mulheres que só dizem sim,
Por uma coisa à toa,
Uma noitada boa,
Um cigarro, ou botequim" (Folhetim)
O correto é "Um cinema, um botequim" e não "Um cigarro ou botequim"

"Já passou, já passou
Se você quer saber
Eu já curei, já curou..." (Já Passou)
O correto é "Eu já sarei" e não "Eu já curei"

Por meu exemplar se tratar de uma 3ª adição, esses erros já poderiam ter sido corrigidos. Também existe um ponto de discordância entre mim e o autor. Não se trata de um erro, como no caso das letras, mas apenas um conflito de opiniões. Ao analisar a letra de Amor Barato, do disco Almanaque, o autor faz o seguinte comentário:
" Amor Barato é a música mais fraca do LP Almanaque. Contrariando um hábito antigo, que era fazer long-plays com todas as músicas de excelente nível, o compositor Chico Buarque vem colocando, de uns tempos pra cá, nos seus últimos LPs, uma ou duas músicas bem abaixo do seu padrão (afinal, ninguém é de ferro, e nenhuma fonte é inesgotável, dirão alguns de seus intransigentes admiradores).
Com efeito, os versos 'Eu queria ser/Um tipo de compositor/Capaz de cantar nosso amor modesto' me soam tão mal como se fossem versos em que o jogador Zico dissesse que gostaria de ser um perna-de-pau, jogando uma bola de meia."
Eu discordo frontalmente dessa opinião. Amor Barato é um samba inspirado, na melhor tradição de seus sambas. Melodia agradável, de seu parceiro Francis Hime, e uma letra bem feita, bem construída, que em nada compromete sua obra poética.
Mesmo assim, "Chico Buarque Análise poético-musical é um bom livro.

3 comentários:

  1. Bom dia Marcio..

    Gostaria de saber se em algum momento você chegou a conhecer Gilberto de Carvalho.. Tenho interesse especial nesse autor.

    Tenha um otimo dia

    ResponderExcluir
  2. Não, eu só conheço Gilberto de Carvalho através desse livro.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. thaianerosa, cheguei por acaso neste blog e vi seu comentário. Gilberto de Carvalho é meu pai, lançou esse livro no ano do meu nascimento. Se quiser, o contato dele é oac@predialnet.com.br

    um abraço!

    ResponderExcluir