Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Matéria com Hiyldon - 1976


Em 1974 uma música virou sucesso, e não saia das programações das rádios e dos ouvidos dos brasileiros. Um desconhecido compositor baiano chamado Hyldon de uma hora pra outra passaria a ser conhecido como o autor e intérprete de "Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda". Em seguida, viria outros sucessos, como "As Dores do Mundo" e "Na Sombra de Uma Árvore". Seu jeito de cantar, sua batida de violão, suas letras que falavam de amores, natureza e coisas simples, logo conquistaram o gosto popular. Passou a ser considerado um dos grandes nomes do soul brasileiro, numa linha desenvolvida por seu amigo e parceiro Tim Maia, com quem viveu muitas histórias.
Em janeiro de 1976, a revista Pop trazia uma matéria com o jovem compositor de 24 anos, que tinha planos ousados, como lançar uma ópera-rock, um estilo muito em voga na época, projeto esse que acabou nunca se realizando. Eis a matéria:
"O sucesso para este baiano demorou seis anos. Mas, quando pintou, foi de forma definitiva. Com as lembranças da infância passada em Bonfim - 'pra lá do fim do mundo' - Hyldon gravou um LP no qual não levava muita fé. Aos poucos porém, À Sombra de Uma Árvore e Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda foram subindo nas paradas de sucesso. Com melodias e recados simples, falando de verde, pássaros e campos. Hyldon passou de 'promessa' ao reconhecimento. Mas faz questão de advertir: 'Não gostaria de ser rotulado como compositor agrário-ecológico, porque também uso outros temas em minhas músicas. E se eu deixar, já viu, vão ficar me cobrando eternamente o canto dos passarinhos'.

No ano passado, ele foi aos Estados Unidos para sacar de perto a música negra, na qual é amarrado, e voltou com planos para um novo LP e um trabalho bem mais ousado: 'Minha ideia é fazer uma ópera-rock. É a viagem de um cara eternamente insatisfeito, e vai se chamar Viagem ao Vale Encantado. O cara chega do trabalho e vai dormir, sonha que começa a percorrer uma estrada longa e muito bonita. Encontra uma fada que se prontifica a atender seus desejos materiais. Ele pede tudo, mas não se satisfaz. A fada fica triste, diz que que deu tudo que era possível, 'mas o que você busca não será encontrado aqui, siga por aquela estrada onde se lê 'Insatisfeitos'. Aí ele encontra um beija-flor e começa o segundo movimento: Confusões com as Abelhas por Causa de um Beija-flor Boa Praça. Ávido, o cara busca o poder e toma de assalto a colmeia. Mas logo se manda e chega num lugar onde todos os animais vivem numa paz total, sem brigas ou disputas. Tanta paz torna a vida monótona, e ele se aborrece. Então questiona o leão. O leão aponta uma estrela do céu e diz que o homem lá encontrará a satisfação total. 'Mas como chegar às estrelas?', o cara pergunta. ´É fácil' diz o leão. e dá uma paulada na cabeça do cara, que fica vendo estrelas de todas as cores e tamanhos. No momento em que ele começa a querer pegá-las, o despertador toca e aí então o sonho acaba. De volta à realidade, só resta a tristeza'.
Tudo isso será montado num esquema de ópera, as transações contidas em música e talvez até com locução. Mas por enquanto, é apenas uma ideia. Pois agora Hyldon, de 24 anos, está conhecendo o sucesso e a consequente 'segurança financeira': 'Na verdade, cara, ainda não dá nem pra pra formar minha própria banda. A grana é pouca, só agora que começou a pintar'. Mas, se sua próxima música - o samba Três Éguas, Um Jumento e Uma Vaca - emplacar, 'aí sim, tudo vai ficar mais fácil, não é?' "

Nenhum comentário:

Postar um comentário