Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 2 de abril de 2011

Poeira D'Água - Teatro do Sesi


Na noite de ontem, o SESI Campos apresentou um show de banda local Poeira D'Água. Foi uma ótima opção para aqueles que apreciam uma boa música, e que não se prendem a modismos, e o que se tornou padronizado. Digo isso porque o Poeira D'Água realiza um trabalho bem pessoal, e apresenta uma música diferenciada do que se costuma ouvir hoje em dia.
Formada por Faustho Terra Tupy (violão e voz), Lutte Oliveira (violão, viola, guitarra), Sérvulo Sotto (baixo) e João Felipe Velloso (bateria), o grupo mostrou um trabalho que abrange uma série de influências e ritmos, desde o folclore local, o rock, música mineira, soul music, etc. Com composições próprias, e ainda trazendo releituras (Jorge Ben - muito bem representado em "Ponta de Lança Aficano" , Tim Maia, Jair Rodrigues e Toni Tornado), a banda apresentou um show em que ficou clara a intenção de apresentar uma música multifacetária, uma fusão de ritmos que resulta em um trabalho bastante original.
Apesar de já ter assistido a banda em algumas oportunidades, foi a primeira vez que assisti a um show completo da banda, com seu repertório próprio. As apresentações anteriores que eu havia presenciado foram um show de releituras da Tropicália, em um projeto junto ao Sesc, uma apresentação em um festival de música e um show coletivo, portanto só ontem pude assistir a um show completo com o repertório da banda, e sua proposta musical.
Posso afirmar que o resultado do trabalho sério e profissional da banda liderada por Faustho Terra Tupy, um dos ouvidos musicais mais apurados que eu conheço, trouxe como resultado uma música rica em informações, de quem absorveu e assimilou o que de melhor suas vivências no universo da música puderam lhe oferecer. O resultado é uma música abrangente, moderna, mas sem se prender a modismos.

O show iniciou com Maquinista do Tempo, uma bela composição de Faustho, que lhe valeu o terceiro lugar em um festival de música promovido pela prefeitura de Campos, e se seguiram outras composições da banda, a maioria inéditas pra mim, e posso dizer que me soaram muito bem. Para quem tem experiência na audição de boa música sabe muito bem quando uma música cai bem a seus ouvidos, e fica aquela vontade de reouvir. Essa foi a sensação que senti ao conhecer muitas daquelas composições novas para mim. É lógico que o bom resultado da proposta da banda vem de uma soma de talentos. Além de Faustho, o Poeira D'água traz ótimos e experientes músicos, como Lutte Oliveira, que só vim conhecer recentemente, e que demonstra ser um ótimo instrumentista, e dá um toque todo especial às músicas do Poeira, no violão, viola, bandolim, guitarra e até berimbau. Sua guitarra, instrumento que predominou durante o show é precisa, exata, sem firulas e exageros. Sérvulo e João Felipe, que durante muito tempo formavam a "cozinha" da banda Avyadores do Brazyl, do grande e saudoso batalhador Luiz Ribeiro, trazem toda a experiência de anos de palco.
Na música "Os Meninos Dançam", que Caetano compôs em homenagem aos Novos Baianos, ele diz "A história do samba, a luta de classes, os melhores passes de Pelé, tudo é filtrado ali". Assim eu vejo o ato de compor, de trabalhar com música: absorver uma série de informações, e filtrar tudo em melodia, letra, harmonia e emoção. E assim eu senti a música do Poeira D'Água. Que venha o primeiro cd e outros shows, para eu poder reouvir aquelas músicas que me soaram tão bem.

Um comentário:

  1. Grande Brother Márcio, ficamos muito felizes e honrados com suas palavras e com sua presença em nosso show. Receber elogios de um grande escritor, poeta e conhecedor de música, de músicos e da grande arte já feita nesse Universo, é a certeza de estarmos no caminho certo com nossa arte, que sempre será muito influenciada pelos grandes músicos que conhecemos através de seu riquíssimo acervo de preciosidades da arte verdadeira, tanto de vinis, cds, como de filmes e livros de grandes autores. Que Deus te abençoe e ilumine sempre mais, do grande fã e irmão de som e sonhos através do universo e além.(Faustho)

    ResponderExcluir