Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Revista ShowBizz - Grandes Guitarristas


A revista ShowBizz (ou simplesmente Bizz, como era chamada no início) era uma publicação especializada em rock, que circulou entre 1985 e 2000. De vez em quando lançava edições especiais, como a que vou comentar agora: Grandes Guitarristas de Todos Os Tempos. A revista destaca vários guitarristas, de diferentes estilos e épocas, dando assim um caráter mais abrangente e democrático, já que ao longo de todas as fases do rock, vários guitarristas fizeram história. Alguns nomes óbvios não podiam faltar, como Jimi Hendrix, Eric Clapton, Pete Towshend, Jimi Page, Carlos Santana, Jeff Beck e outros. Alguns que não são tão lembrados nesse tipo de lista também são merecidamente destacados, como John Lee Hooker, Robert Fripp, Frank Zappa e Andy Summers.

Qualquer tipo de listagem sempre peca pelas ausências, mesmo quando se trata de uma obra volumosa, o que não é o caso da revista. Aliás, já até virou clichê ao se falar nesse tipo de matéria se destacar as ausências. Logicamente, eu senti falta de alguns nomes marcantes, que eu incluiria na minha lista dos melhores guitarristas de todos os tempos, mas ao final da revista, os editores citam outros vários guitarristas que não entraram em destaque, como uma forma de reconhecerem que a lista é quase interminável. Ao destacarem as principais ausências, eles dizem:
"Comecemos pelos blueseiros, Freddie King, Robert Johnson, Albert Collins e Muddy Waters ajudaram a abrir a trilha para que muito branquelo começasse a dar voz à dor por meio da guitarra. Entre esses discípulos, além dos citados entre os vinte maiores, há os britânicos Rory Gallagher, Peter Green e Gary Moore. Do outro lado do Atlântico, os blueseiros brancos mais aplicados atendem pelos nomes de Johnny Winter, Mike Bloomfield, Duane Allman e Ry Cooder."

Conforme citei acima, alguns nomes nem sempre lembrados nesse tipo de relação, mereceram dessa vez fazer parte da lista dos grandes guitarristas de todos os tempos. Um desses nomes, por exemplo é Frank Zappa. Sempre considerei Zappa um virtuose da guitarra, com um fraseado único, mas por ter ao longo de sua carreira ter feito um trabalho onde nem sempre se destacava como guitarrista, normalmente não era lembrado por ser um dos grandes representantes da guitarra no rock.
Acompanhava a revista um cd que trazia vários dos artistas citados ou não, como Yardbirds (destacando Eric Clapton, Jeff Beck e Jimi Page), Carlos Santana, Elmore James, Robert Cray, John Lee Hooker, Jimi Hendrix, John Mayall e Albert King.
Trata-se de uma boa revista, com bons textos e um bom trabalho gráfico. Hoje em dia pouca coisa do gênero tem sido publicada, por isso essa revista merece ser guardada por qualquer interessado pela história do rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário