Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

domingo, 21 de agosto de 2011

Preciosidades em Vinil - Concerto para Bangla Desh

Um concerto beneficente, organizado por George Harrison, resultou em um dos momentos mais marcantes do rock nos anos 70. A consciência política e histórica foi a tônica do grande concerto acontecido em 1971, no Madson Square Garden. Além de George Harrison, participaram do concerto Ravi Shankar, Bob Dylan, Eric Clapton, Billy Preston, Leon Russel e Ringo Starr.
Também lançado como filme, o Concerto Para Bangla Desh teve sua gravação ao vivo lançada em um álbum triplo, lançado em uma caixa, trazendo todo o clima do histórico show. O crítico americano Jon Landau escreveu na épóca do lançamento:
"O Concerto Para Bangla Desh é o rock atingindo sua maturidade. Sob a liderança de George Harrison, um grupo de músicos conhecidos admitiu, de forma consciente, deliberada e profissional, que tinha responsabilidades - e se propôs a tratar delas seriamente.
Com nomes como Eric Clapton, Ringo Starr, Billy Preston, Leon Russel e, finalmente, Bob Dylan, o concerto seria fatalmente sucesso, não importa como fosse planejado e executado. Mas parte da beleza do disco se deve ao fato de que Harrison fez um concerto digno do propósito para o qual foi idealizado, em todos os sentidos. Com tanto talento disponível, ele criou um programa que escapou miraculosamente à comparação com quaisquer supershows anteriores, através do expediente simples de não fazer dele uma série de apresentações individuais, mas mostrar uma revista, um aglomerado de atrações."
Lembro-me de ter assistido ao filme quando tinha 15 anos, e estava começando a conhecer o rock, portanto, muitos daqueles artistas que se apresentaram ainda eram desconhecidos pra mim. Mas aquelas imagens me marcaram, até porque, foi o primeiro filme de rock que assisti. O álbum triplo do concerto era um sonho de consumo, que achava que nunca iria realizar. Cheguei a gravar o disco em fita cassete nos anos 90, quando foi lançado em cd. Na época, algumas locadoras de vídeo também alugavam cds, e como eu tinha o hábito de alugar cds e gravá-los em cassete, um dia encontrei o Concerto Para Bangla-Desh, aluguei e o gravei. Anos depois, já na era dos dvds, consegui uma cópia do concerto. Também baixei o disco em mp3, mas faltava a edição em vinil, aquela caixa contendo os três discos extraídos do show. Acabei encontrando por acaso em um sebo da cidade, em ótimo estado, e por um preço bem razoável. Hoje posso dizer que possuo esse álbum histórico.
É difícil se destacar algum momento do show, já que todo o concerto é fantástico, e todos os músicos fazem uma ótima apresentação. George Harrison, o anfitrião da noite, realiza uma apresentação impecável. Bob Dylan, que na ocasião andava meio recluso, aceita participar do concerto, e fez um show emocionante. Eric Clapton, fez uma apresentação discreta, porém sua guitarra fala por si. Na época, ele andava muito envolvido com a heroína, e sua apresentação era dúvida até momentos antes do show. Havia até um outro guitarrista preparado para substituí-lo para o caso de sua ausência. Clapton ao subir no palco recebe uma grande ovação do público. Ao lado de Harrison e Leon Russel, ele toca em Beware of Darkness e While My Guitar Gently Weeps. Ravi Shankar, que abriu a série de shows, trazendo a música indiana para as massas roqueiras foi uma grande surpresa da noite. Billy Preston tocou uma ótima versão para That's The Way God Planned It. Ringo Starr cantou seu sucesso da época, It Don't Come Easy. Leon Russel, outra atração do concerto, também realizou um belo show. Concerto Para Bangla Desh, minha mais recente aquisição em vinil, já é um dos ítens mais importantes de minha coleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário