Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Arnaldo Antunes - 1990


Em fevereiro de 1990 o jornal cultural Nicolau, editado pela Secretaria de Cultura do Paraná, publicava um texto de Arnaldo Antunes. Na época Arnaldo só tinha um livro publicado, e ainda não seguia carreira-solo. Ao final do texto, na apresentação do autor, Arnaldo era apresentado como "poeta, autor de Psia (Ed. Expressão, 1987) e integrante do grupo de rock Titãs". É um texto muito louco e interessante, datilografado, e com algumas correções feitas a caneta, como crases, vírgulas acentos e riscos, corrigindo imperfeições. Na época eu era um fã dos Titãs, e já via em Arnaldo o artista talentoso que ele já demonstrava ser. Segue abaixo o texto:

Eu pedi um café e perguntei à moça que servia no balcão se ela acreditava em discos voadores. A moça disse que não. Eu desdobrei o jornal que dizia que um objeto não-identificado tinha seguido um avião durante duas horas, sendo visto por todos os passageiros, menos por um cardeal e pelo padre que acompanhava o cardeal pois eles se recusaram a olhar. Eu perguntei à moça o que ela pensava daquilo. O jornal mostrava um desenho do objeto feito pelo comandante do avião. A moça disse que devia ser um cometa. Eu perguntei se ela nunca havia visto um marciano na vida dela. Disse que não, e eu disse que ela estava olhando pra um naquele momento. Eu saí do bar como o meu jornal e um policial me perguntou aonde eu ia. Que eu ia pra casa, ele viu nos meus olhos e na minha roupa que eu mentia, mas me deixou ir. Enquanto eu falava com o policial um tipo alto e magro ria, junto com seu companheiro um pouco mais baixo de cabellos encaracolados. Eles riam de mim, me olhando sentados no balcão e cochichando um com o outro porque eu tremia ao falar com o policial. Quando eu estava liberado eu voltei ao bar e pedi outro café, encarando os dois caras que continuavam a rir. Eu disse para o mais alto: vocês estão sempre juntos, hem? E ele respondeu que sim, tipo umas trinta vezes por noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário