Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O Outro Lado de Wando


A morte de Wando, na manhã de ontem, trouxe comoção ao meio artístico, como sempre acontece quando alguém famoso falece. Cantor e compositor da linha mais popular, direcionado mais especificamente às classes b e c, Wando se tornou um artista de enorme sucesso, ao criar uma imagem do latin lover sedutor, que lhe rendeu frutos e prestígio entre os produtores das gravadoras, em termos comerciais, de vendas e sucesso nas camadas mais populares de consumidores de discos.
Mesmo tendo se caracterizado por fazer um trabalho de menor qualidade, e mais voltado para o comercialismo, não se pode negar que Wando foi um artista de talento, e hábil em seu intuito de chegar ao grande público. Recentemente, inclusive, Nando Reis chegou a fazer um trabalho de parceria com ele, compondo e dividindo palcos.
O estilo e a imagem que se criou em torno de sua carreira foi na verdade um grande trabalho de marketing, e por ter dado certo, acabou norteando seu estilo de compor. O forte apelo malicioso e erótico de suas composições, e a imagem das calcinhas que eram jogadas nos palcos onde se apresentava o acompanharam ao longo de sua carreira.
Porém o que muita gente não sabe é que em seu início de carreira Wando produzia um trabalho mais "sério" e elaborado. Uma matéria de 1976 da revista Música deixa bem claro isso. Eis alguns trechos:
" (...) Wando acha que o público brasileiro está habituado a ouvir apenas a voz do cantor, esquecendo-se da melodia. Exatamente por isso, ele se anima a explorar vários instrumentos e efeitos sonoros. 'O meu último disco destaca o intérprete e cada peça de corda, teclado ou sopro. Se tocado em estéreo, o piano, por exemplo, é ouvido com seus agudos, médios e graves, e cada vocal é percebido em uma das duas caixas acústicas.'
Desenvolvendo esse trabalho de pesquisa em discos, o compositor pretende criar um estilo de música para ser ouvida em quadrifônico estéreo, assim que o aparelho for introduzido no país.
Seu último disco é dirigido à classe estudantil, 'que gosta dos Beatles e que tem medo de dizer que gosta de Roberto Carlos.'Por isso, além do trabalho em cima dos arranjos, Wando procura colocar duas ou três músicas com letras mais elaboradas, como Você Às Vezes Até Sou Eu: 'Você é/a paz dessa ternura/ o espinho que não fura/devagar só faz doer', e Há Tanto Pra Dizer: 'Vou ver Carnaval/Vou beber a vida/vou ser bem normal/vou ficar calado'. Composições que estão ao nível de Chico Buarque, segundo Wanderley Alves dos Reis.
O elepê, com desenho de uma colmeia e uma abelha na capa, representando um trabalho lento, estudado e de equipe, como explica Wando, o idealizador, esta sendo lançado juntamente com o penúltimo disco em 15 países. E 'Moça' conta com uma edição espanhola.
No próximo disco, que começa a ser gravado em agosto, Wando canta, além de suas composições, um pout-pourri com trabalhos de Milton Nascimento
Wando & Mercedes Sosa 'E não gravo um elepê com músicas só do Milton porque vai contra meu público. Lançando algumas de suas canções, eu não estou entrando na sua faixa, mas ele está entrando na minha.'
Em São Paulo, depois de quatro meses na 'Catedral do Samba', ele se apresenta com Mercedes Sosa, em fins de abril, no Parque Anhembi. Esse show, marcado pelo empresário Marcos Lázaro, 'pretende mostrar o trabalho de um cantor popular e de uma cantora pouco conhecida no Brasil. Eu gosto muito da ideia desse espetáculo com Mercedes, porque posso mostrar um trabalho mais sério, para um público mais exigente'.

Nas três apresentações Wando canta músicas de seus dois últimos discos e composições de Edu Lobo, Milton, Caetano, Gil e Chico. E é acompanhado pelo grupo Colmeia, com três teclados, guitarrista, baixo, dois ritmistas e bateria. 'O meu trabalho de pesquisa em cima de arranjos é muito importante na medida que as pessoas percebem que estou fazendo coisas novas.'"
Relendo essa antiga matéria, fico tentando imaginar Wando dividindo um palco com Mercedes Sosa. Não sei se esse show chegou a acontecer, mas nos dias de hoje é inusitado imaginar essa imagem. Da mesma forma, letras mais elaboradas, um maior cuidado na parte intrumental, e um apuro na escolha de músicas de outros autores, como Chico, Caetano, Milton e Edu Lobo, soa um tanto estranho, em comparação com seu trabalho habitual. Ter suas músicas comparadas - exageradamente, é claro - com as de Chico Buarque - é outra coisa que hoje soa estranho. Certamente, se conduzisse seu trabalho nessa linha mais elaborada, Wando não teria sido o artista bem sucedido que foi. Coisas do mundo artístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário