Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O Pensamento Vivo de Gilberto Gil - Revista Somtrês (1985)


Em 1985 Gilberto Gil completava 20 anos de carreira. A revista Somtrês, especializada em música e equipamentos de som, em novembro daquele ano trazia uma matéria sobre a trajetória de Gil, intitulada O Pensamento Vivo de Gilberto Gil, trazendo frases proferidas por ele ao ongo daqueles 20 anos. A matéria dizia:
"1965/1985... Nesses 20 anos Gil pensou e fez pensar. Aqui, sem retoques, as ideias fluidas do negrinho carregando sua metamorfose sem fim."
Abaixo transcrevo algumas das frases destacadas pela matéria:
"O trabalho que fizemos, eu e o Caetano, surgiu de uma preocupação entusiasmada pela discussão do novo do que propriamante como um movimento organizado."
"Meu pai, fique tranquilo. O que eu fizer está bem feito. Ou está mal feito. Mas, está feito, e de qualquer jeito eu vou ter de aguentar. E se eu não aguentar, Deus é maior do que tudo e a nossa fé vai nos salvar..."
"Amanhã poderei estar cantando baião, samba, rock, valsa, bolero, conforme minha necessidade de expressão, ou como resposta a uma solicitação do público."
"Resolvi virar uma antena ou um para-raio, cê tá entendendo? É deixar bater tudo quanto é força da natureza que pode bater - homens, pensamentos, palavras, fatos, visões, imagens, tudo, tudo, tudo, sensações..."
"Eu devia ter aberto a cabeça de vocês a machadadas para que vocês entendessem o que eu estava dizendo. Talvez seja o que estou tentando agora. Se a machadada tem de ser dada, a marcha será dada. Não foi por bem, vai por mal."
"A música popular é o chão no alto, acima de tudo. Acima de tudo porque ela está abaixo de tudo, na raiz, na própria semente, antes das flores ou dos frutos, mas no alto, no canto alto onde o raio de sol bate sobre o chão, sobre o ladrilho do chão e não no lustre de cristal reto, como em outras músicas."
"Eu sei que sou um grande artista. Eu me respeito muito. Agora, têm muitos grandes no Brasil. E a maioria deles, da minha geração, de minha existência são João Gilberto e Jorge Ben."

"Desinformação. Estamos voltados, também em termos musicais, para a Europa e os Estados Unidos. Esse posicionamento nos impede, na maioria das vezes, de detectar o que está acontecendo ao nosso lado."
"Meu trabalho de criação não é assim tão fácil como até possa parecer. É que fixar uma imagem fica difícil pra mim. Fico vagando, passeio muito, de uma coisa pra outra, de um sim para um não, de um certo para um errado, de um perdão para uma condenação, e vice-versa. Soa é muito impreciso, sabe?"
"O ideal de uma relação é aquela que propicia a manutenção da fluência da vida, da personalidade da gente, quer dizer, é aquela que permite que a gente continue existindo... sem muita sensação de embaraço causado pela ligação com outra pessoa."
"O que quero mesmo dizer é que o artista não é só divino, maravilhoso, só positividade. De repente, quando uma crise se abate sobre mim, como é que eu faço? Não sou um iluminado. A obscuridade que habita toda a existência e consciência do ser humano me cabe também."

"Gosto de experimentar, mas sou conservador. Um pouco medroso. Talvez seja aquele medo de morrer que todos temos. Tenho medo da aventura."
"Eu sofro como os outros, embora no 'sofrimentômetro' eu tenha uma cotação baixa. Para isso, tenho investido muito na imunização, me instrumentado de coisas que me possibilitam superar questões que outras pessoas não superam."

Nenhum comentário:

Postar um comentário