Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

domingo, 4 de março de 2012

Jards Macalé - Negra Melodia Ecoa Em Gotham City


Dentre meus guardados, encontrei um recorte do jornal O Globo, de 1977, falando de Jards Macalé, mais especificamente da música Negra Melodia, que é um dos primeiros reggaes gravados no Brasil. O texto não vem assinado, mas creio que seja da antiga coluna de Nelson Motta. Na época Macalé estava lançando seu disco Contrastes, pela Som Livre. A matéria é intitulada "Negra melodia ecoa em Gotham City". Abaixo, a matéria:
"A juventude pergunta aonde está o velho roqueiro Macalé, o eletrônico, aquele que incendiava as plateias adolescentes e sedentas de novas emoções no Teatro Cimento Armado e outras casas de espetáculos da época. Realmente umas das faltas mais sentidas neste momento atual, onde todas as bandas, e eu disse todas, devem atacar firme, para efervescer o cenário.
Luiz Melodia, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Rita Lee & Tutti-Frutti, Banda Black Rio, Milton Nascimento, Zezé Motta, Frenéticas, Novos Baianos, A Cor do Som, Dafé, Cassiano, Belchior, Ney Matogrosso, Jorge Mautner & Nelson Jacobina, Bamba Moleque, Banda União Black, Tim Maia e tantos outros que estão soltos na estrada.
Macalé, o grande swingueiro de sempre, nos brinda com uma de suas maiores composições de todos os tempos, reacendendo a velha parceria com Waly Salomão, o Marinheiro do Sol, autor dos maiores hits de Macau, a super canção 'Negra Melodia'. Os arranjos são de Gilberto Gil e a gravação foi feita com Macalé, Gil e a banda Doces Bárbaros, em uma de suas interpretações mais vigorosas, destacando Perinho Santana, Arnaldo Brandão e o solo de sax de Mauro Senise. Um verdadeiro hit construído sobre a letra de Waly, utilizando imagens de Bob Marley, Estácio-Itapoan-África, com células rítmicas do reggae, completas de swing brasileiro.

Aí está o mulato Macau das ruas da Tijuca. Elétrico, bamba, moleque. O Macalé de 'Negra Melodia', a mais bela música do disco, justamente o contrário do que tenham dito os reacionários críticos da MPB. E justamente o contrário. Negra Melodia é a canção mais importante do disco, justamente a canção que vale um disco, um disco inteiro. Macalé na verdade se sai melhor quando joga pro alto todo o compromisso possível com a cultura geral brasileira. Mais importante do que fazer a crítica da cultura, é o Macau que faz contracultura, a oposta, a que completa os propósitos revolucionários, com sua forma totalmente revolucionária. Eu acho na verdade que ainda há um grande morcego na porta principal de Gotham City, meu caro Macalé, é por isso que mesmo que digo que não há tempo a perder com os urubus que sobrevoam os girassóis do quintal, nossa casa. É preciso Macalé cantando a sua 'Negra Melodia', assumindo a responsa do Pedro Arcanjo, aquele que vai fundo nos cultos ditos irracionais por intuir que ali está o caminho contra a irracionalidade geral. A chave que se liga às origens. As origens que são a 'Negra Melodia', esse música negra, de todos nossa grande Mona."

Nenhum comentário:

Postar um comentário