Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Easy Rider - Um Retrato da Contracultura


Um dos filmes que melhor retratam o sonho e a utopia do movimento hippie e da contracultura americana é, sem dúvida, Easy Rider (Sem Destino, no Brasil,). Lançado em 1969, quando o mundo ainda acreditava no sonho hippie de paz e amor, no clima do festival de Woodstock, o filme trazia para as telas uma ideia de desilusão de toda aquela ideologia que dominava os sonhos da juventude dos anos 60.
Dirigido por Dennis Hopper, que também atuava como ator, Easy Rider conta a história de dois hippies que cruzam o país de moto, de Los Angeles ao Texas, rumo ao carnaval de Nova Orleans (Mardi Grass). Para financiar a viagem eles vendem drogas pelas cidades por onde passam.
O roteiro foi escrito por Dennis Hopper, Peter Fonda e Terry Southern, e narra as aventuras e desventuras vividas por dois motoqueiros aventureiros, interpretados por Hopper e Fonda, e revela um jovem ator, que vivia um advogado bebum com quem os dois motoqueiros acabam cruzando - Jack Nicholson.

Os personagens de Fonda (Wyatt "Capitão América") e Hopper (Billy), dois hippies que buscam a liberdade pelas estradas, e com suas motos vivem a utopia de uma vida liberta dos padrões sociais de comportamento, acabam presos no Texas por perturbarem a ordem. Conseguem a liberdade graças aos serviços do advogado beberrão interpretado magistralmente por Jack Nicholson, que foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante.
Outro ponto alto de Sem Destino é a excelente trilha sonora, que traz o melhor do rock da época: The Byrds, The Jimi Hendrix Experience, Steppenwolf e The Eletric Prunes. O filme retrata o fim do sonho da contracultura, por mostrar uma sociedade americana conservadora, onde os hippies eram tratados como marginais e corruptores, e todos aqueles ideais por eles propagados passam a ser questionados, ao não conseguirem ser postos em prática. O fim trágico dos dois personagens principais, vítimas dessa intolerância, é como um atestado antecipado do fim do sonho, propagado por John Lennon um ano depois.
A ideia do filme, segundo Peter Fonda, veio através de uma fotografia que o chamou a atenção: "Eu me lembro do dia em que apareci com a ideia para Easy Rider, 27 de setembro de 1967. Estava olhando uma fotografia minha e Bruce Dern em frente a uma motocicleta. Nós parecíamos grandes, numa imagem 18x24, em contra-luz, de forma que ninguém poderia dizer que éramos nós. E isso me deu um estalo, para fazer esse filme." Fonda procurou então seu amigo Dennis Hopper e lhe detalhou seu projeto para um filme, onde dois jovens num clima totalmente 'on the road' saíssem em busca de uma liberdade total sobre duas rodas, e sugeriu que o próprio Hopper dirigisse o filme, que seria sua estreia como diretor. Inscrito no Festival de Cannes, o filme daria a Hopper o prêmio de melhor filme de um diretor estreante.
Por tudo que representou, Easy Rider, se tornou um marco do cinema, um filme que retrata o sonho, a liberdade e a desilusão de uma década que terminava naquele ano de 69.

Nenhum comentário:

Postar um comentário