Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Psicodelismo - Pelos Labirintos da Nova Consciência


Ainda nos anos 50, aconteceram as primeiras experiências com drogas alucinógenas, que ganhariam uma grande difusão na década seguinte. Essa prática, apesar de já bastante difundida nos Estados Unidos, ainda era algo novo e difícil de lidar para as autoridades, e o LSD era vendido livremente nas ruas. Somente por volta de 1965 veio a proibição oficial do consumo do ácido lisérgico, mas mesmo assim a prática não foi coibida no meio da juventude americana. O professor universitário Timothy Leary costumava fazer experiências com o uso do LSD-25 entre seus alunos, e o que não faltavam eram voluntários para seus estudos. O escritor Tom Wolfe na época escreveria o livro "The Eletric Kool-Aid Acid Test", contando suas experiências com testes que fazia com o uso de LSD, numa caravana que percorria os Estados Unidos, de costa a costa, em um ônibus repleto de malucões.
A cidade de São Francisco, na Califórnia, berço e meca do movimento hippie, era onde o psicodelismo e a contracultura se desenvolviam mais livremente. Várias bandas de rock, inspiradas pelo clima, passaram a desenvolver uma música com muita distorção e efeitos sonoros, além de explorar ao máximo um visual de muitas cores em efeitos de imagens ideais para se acompanhar sob o efeito do ácido. Nascia ali o que ficaria conhecido com acid-rock.

A banda americana The Byrds é considerada pioneira nesse estilo, ao compor "Eight Miles High", abrindo caminho para que os Beach Boys também se enveredassem por essa vertente com "Good Vibrations", e Bob Dylan com "Everybody Must Get Stoned". Os Beatles também produziram acid-rock, e embarcaram nos chamados "paraísos artificiais", ao comporem músicas como "Lucy in The Sky With Diamonds", que muitos julgavam ser uma ode ao LSD, pelas iniciais das  palavras do título da música, embora Lennon tenha afirmado diversas vezes que o título foi inspirado em um desenho feito por seu filho Julian. Outras bandas inglesas também compuseram música psicodélica, como os Rolling Stones, The Kinks e o The Who.
Começaram então a surgir novas bandas cujo estilo era totalmente influenciado pelo acid-rock, podendo-se destacar The Velvet Underground, The Doors, The Grateful Dead, Jefferson Airplane, Cream, The Jimi Hendrix Experience e Pink Floyd. Cada qual a seu estilo empreendia sua viagem de sons e efeitos viajantes.

A atmosfera de paz e amor e o uso de drogas alucinógenas desencadeada pelo movimento hippie ajudavam a criar o ambiente mais favorável para um tipo de shows com solos intermináveis, efeitos de som e visuais para mentes "chapadas" e letras quase incompreensíveis. Mas a música que se fazia era criativa, e trazia uma energia que levava a longas viagens pelos labirintos da mente.
Foi um período em que a juventude experimentou uma espécie de euforia sintética imersa em paraísos artificiais, embalada por sons que representavam uma vertente nova e experimental do rock, uma espécie de liberdade que se conheceu, se viveu, e se experimentou, até sem saber que foi algo revolucionário para a humanidade, e acima de tudo se foi feliz, como o mundo deveria ser para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário