Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Batman, O Cavaleiro das Trevas - A Revolução em Quadrinhos

Durante muitos anos os quadrinhos não eram considerados como arte. Apesar de ter como ilustradores de HQs verdadeiros e talentosos artistas gráficos, os quadrinhos, talvez por serem destinados ao entretenimento para o público infanto-juvenil, com histórias com enredos sem grandes aprofundamentos, não recebiam a devida atenção. Esse panorama mudou com o surgimento de ilustradores que extrapolaram o universo dos quadrinhos, e passaram a dominar outros campos, como a publicidade, e até as artes plásticas, principalmente a partir dos anos 60, com o advento da pop art. Mas os quadrinhos passaram a receber uma maior atenção a partir dos anos 80, com a retomada de personagens clássicos de HQs, que passaram a ganhar um novo perfil a partir de roteiros mais elaborados, e uma arte gráfica mais requintada. E essa retomada pode ser bem exemplificada na série em quatro episódios de Batman- O Cavaleiro das Trevas, que consagrou e impulsionou a carreira de Frank Miller como desenhista e roteirista.
A série foi lançada originalmente em março de 1986 nos Estados Unidos, quando foi lançado o primeiro número das quatro edições, que revolucionaria a narrativa, o formato, a edição e a comercialização das histórias em quadrinhos. A história se passava num mundo futuro, em que a sociedade americana se tornara politicamente correta de forma exagerada, e os super-heróis passaram a ser banidos e rejeitados. Batman era apenas uma distante lembrança numa Gothan City dominada pelo crime. Nessa atmosfera de violência, Bruce Wayne resolve reviver sua identidade secreta de Batman, que já era um personagem aposentado e esquecido, e resolve enfrentar os novos vilões sociais, bem diferentes dos seus antigos arquiinimigos.
O roteiro, escrito pelo próprio Frank Miller, trazia um clima gótico e sombrio, dando um caráter mais adulto e humano ao personagem, com atitudes vingativas e até assustadoras. O trabalho gráfico desenvolvido por Miller era ousado, revelando uma nova direção para os quadrinhos, que passariam a partir dali a expandir seu público-alvo, deixando de ser direcionado ao infanto-juvenil para o adulto.
A série seria lançada no Brasil em 1987, e com seu sucesso e repercussão, outros lançamentos com características mais ousadas do ponto de vista gráfico e de roteiro surgiriam não só no universo dos super-herois, como do cotidiano das metrópoles. As Graphic Novels ganhariam um grande impulso, e várias séries passariam a ser lançadas. Nos anos 90 era comum encontrarmos nas bancas várias edições de quadrinhos americanos e europeus, e algumas revistas marcantes como Animal eram encontradas. Mas não se pode esquecer que a série Batman - O Cavaleiro da Trevas, de Frank Miller, com sua ousadia, e proposta de renovação na linguagem das HQs, representou um passo decisivo naquele panorama renovador das histórias em quadrinhos em todo o mundo.

2 comentários:

  1. Sempre ótimas matérias neste blog!

    Eu li esta graphic novel quando era criança, e quando fui ver o tão aclamado filme com o tão falado Heath Ledger...que decepção!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Alexandre. Realmente, o cinema, apesar de ser uma forma de arte fantástica, muitas vezes se perde ao tentar adaptar obras literárias ou em quadrinhos para as telas. É difícil conseguir transpor a magia de uma história como O Cavaleiro das Trevas para a linguagem do cinema. Também prefiro a versão em HQ. Abraço

    ResponderExcluir