Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A Emoção É Uma Superlógica - Mautner Fala de Gil

"Eu vinha de Nova York, fui para Londres, ia para a África. Mas foi em Londres o encontro mais profundo com o brasil: Gil. Com ele toquei bandolim. Nossa primeira comunicação foi no nível do som e da profecia (poesia tornada prática). Líamos: Gil adora ainda: pré-socráticos e o Tao do Lao-tsé. Aos papos de Hegel-Marx-Nietzsche-Heidegger, ele um dia me trouxe uma pedra recolhida de ruínas gregas num lugar da Espanha. E traçou paralelos entre a mitologia de um Dionísio atuante da cultura negra, e negra americana, com aquele enfoque alemão por cima dos gregos. Gil é assim, como uma coisa negra a mais provinciana, populista, e ao mesmo tempo de um universalismo que não vem tanto do seu meio-ambiente protestante, ou doutoramento em economia, ou absorção da tekné eletrônica-guitarra-elétrica; vem da captação, em nível continuamente criativo, da infindável paisagem clássica, com uma ecologia de suíngue, que é o candomblé. Gil não recebe orixás como Maria Bethânia - bebe dessas águas com a tranquilidade de um distanciamento poético-subjetivo ao mesmo tempo. Gilbero Gil é impossível de fisgar.
Após o festival da ilha de Wight, Jimi Hendrix morreu envolto em mistério, como quem tinha tudo para viver. Gil, quando do seu encarceramento temporário no Brasil, compôs Aquele Abraço: hino vital de amor ao Rio e à vida. Nenhum grilo, nenhum ressentimento.
Duas negritudes: Jimi e Gil. Gil adora Hendrix, chorou quando soube da morte daquele que aplaudíramos no festival dias antes. Um se aproximava de Wagner e era super-elétrico; outro, cada vez mais Jackson do Pandeiro, e meditava entre o acústico e o elétrico, com ênfase no primeiro aspecto. Negritudes americanas: um talvez tragicamente pessimista; outro tragicamente otimista.
Em Nova York, os de Gothan City, perante o show individual de Gil (voz-violão) num teatro de Manhattan, me perguntavam, intrigados e desejosos: - Donde vem tal serenidade? Simpatia? Ondas serenas de Paz-alegre? Ele é mais forte nisso que os jamaicanos! E os grilos, não tem? Então eu traduzia Aquele Abraço e eles se boquiabriam mais um pouco - crocodilos da selva de cimento. Gil criou o seu instante de iluminação zen instant tropical karma , na exata medida ecológica que vai da tropicália a Refazenda, do protesto linear transfigurado em coisa de outra dimensão ao amor-exaltação do divino-no-humano, e fabricou essa infinita paisagem, a meu ver, com oitenta por cento de material brasileiro e o restante com influências de outras paisagens; interpretou, inundou-se e recria constantemente novas vibrações dessa missão de amor-divino que é a música."

Nenhum comentário:

Postar um comentário