Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

domingo, 20 de maio de 2012

Jefferson Airplane - O Grande Voo Psicodélico

Ao se falar em rock psicodélico ou acid rock dos anos 60, as duas principais bandas que vêm a mente são o Grateful Dead e o Jefferson Airplane. Essas duas bandas se destacaram por trazerem ótimos músicos e composições inspiradas. O Jefferson Airplane trazia uma combinação de talentos individuais, como Martin Balin, guitarrista e compositor e Grace Slick, uma das figuras femininas mais importantes do rock, filha de um banqueiro, ex-modelo, culta e de forte personalidade.
A banda, que se formou em 1965, logo ganharia fama por seus shows em San Francisco, onde o psicodelismo se disseminou. Seu primeiro disco, Takes Off, de 1966, obteve um relativo sucesso, e o nome do grupo passava a ser conhecido fora das fronteiras da Califórnia. Grace Slick, que substituiu a primeira vocalista, Signe Anderson, deu uma nova personalidade à banda, pois além de excelente vocalista, era ótima compositora. Dois dos grandes sucessos da banda, White Rabbit e Somebody To Love, são provas do enorme talento de Grace. White Rabbit trazia uma criativa combinação do universo surrealista de Lewis Carroll com a visão alucinógena de Thimoty Leary, o papa do LSD, na época, a droga da moda. O segundo álbum do Jefferson Airplane, Surrealist Pilow, de 1967, que trazia essa música, foi o grande empurrão que a banda necessitava para o sucesso.
O convite para participar do Monterey Pop Festival, em 1967, foi o grande reconhecimento para o trabalho da banda, que naquele ano lançava seu terceiro álbum, After Bathing At Baxters. A banda já alcançava grande sucesso, e a figura carismática e a força interpretativa de Grace cada vez mais firmava o nome do Jefferson Airplane no rico cenário do rock nos anos 60. A participação no festival de Woodstock foi outro ponto alto na carreira da banda, quando fez um ótimo show.
O declínio da banda teria início no festival de Altamomt, famoso por ter havido um assassinato de uma pessoa da plateia, no show dos Rolling Stones, por parte de um grupo de Hell's Angels, contratados para fazer a segurança do festival. Marty Balin, líder da banda também teria sido agredido, e isso acabou marcando o processo de desintegração do grupo. Nasceria dessa dessa separação a banda Hot Tuna.
Paul Kantner, guitarrista da banda tentaria dar continuidade ao Jefferson Airplane, mudando o rumo temático da banda. Fanático por histórias de ficção científica, Paul substituiria as músicas de protesto que se identificavam com o trauma da guerra do Vietnã, por canções falando de naves espaciais e vidas em outros planetas. Essa mudança não deu muito certo, e a banda não conseguiria repetir o mesmo sucesso de seus trabalhos anteriores. A banda adotaria mais tarde vários nomes, como Starship, Jefferson Starship, Starship Jefferson, KBC Band mas já não era a mesma coisa. Na verdade, o que ficou marcado para sempre na história do rock, foi o Jefferson Airplane, a grande banda psicodélica e sua vocalista Grace Slik.

Nenhum comentário:

Postar um comentário