Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Jimi Hendrix em Quadrinhos

Em 1995 foi lançada na Inglaterra e Estados Unidos uma biografia ilustrada de Jimi Hendrix. Tratava-se do livro "Voodoo Child, The Illustrated Legend of Jimi Herndrix". A história do maior guitarrista de todos os tempos é ilustrada por Bill Sienkiewicz, que dentre outras obras, assinou "Elektra Assassina", considerada uma obra-prima dos quadrinhos. Não tenho notícias sobre o lançamento do livro no Brasil. Na ocasião o jornalista Tom Leão escreveu sobre o lançamento:
"Saiu na Inglaterra e Estados Unidos a biografia quadrinizada 'Voodoo Child, The Illustrated Legend of Jimi Hendrix' (Penguin Books) criada e produzida por Martin I. Green e ilustrada por Bill Sieniewicz, que lembra os 25 anos sem o genial reinventor da guitarra elétrica, que morreu em Londres, em 18 de setembro de 1970. O livro é um projeto de Green, que levou muitos anos para concretizá-lo. Será o primeiro de uma série registrada como 'Bio-Graphics', realizada pelo estúdio de arte americano Berkshire.
O artista escolhido para ilustrá-lo, Bill Sienkiewicz, é um dos maiores artistas de graphic novels do momento. No seu longo currículo destacam-se o belo trabalho feito para a série 'Elektra Assassina', de Frank Miller - pelo qual ele ganhou o cobiçado prêmio Yellow Kid. Atualmente, Bill faz animações para a série de TV 'Where in The World is Carmen Sandiego?', que vai pasar na Globo. Fora seu luxuoso acabamento, a qualidade do texto (que usa referências de trechos de letras de Hendrix intercalados com dados biográficos) e as ilustrações, o livro traz ainda um brinde inestimável: um cd contendo seis músicas tiradas de uma fita cassete que registrou ensaios de Hendrix em seu estúdio, Eletric Ladyland, em Nova York, por volta de abril de 1968. Estas músicas nunca foram editadas ou mostradas em público.
Elas captam um momento muito especial de James Marshall Hendrix, que gravou as músicas sozinho, sem overdubs ou instrumentos de fundo. Esboços de clássicos que estariam por vir, como 'Hear My Train A'Comin'' e uma abertura alternativa para 'Voodoo Chile' estão lá, por baixo de ruídos de fita amassada e interrupções (os editores optaram por não adulterar o material original). Até mesmo um telefone tocando (que não é atendido) soa no fundo de 'Gypsy Eyes', a faixa que encerra o cd. Mas o melhor momento é 'Angel', que apesar de crua, resulta belíssima. A 'bio-gráfica' resume os momentos mais marcantes da vida de Jimi, que nasceu em Seatlle, em 27 de novembro de 1942, batizado a princípio Johnny Allen Hendrix. Só aos três anos é que ele ganhou seu nome oficial. O dom artístico surgiu na escola, quando pintava 'paisagens marcianas'. Sua descoberta da guitarra aconteceu aos cinco, quando ouviu o instrumento pela primeira vez. Ficou enfeitiçado. Desde então, ele sabia qual seria o seu destino. Em seus poucos anos de glória, Hendrix deixou de queixo caído a boca aberta mais da metade dos maiores roqueiros da história, e, certamente, influenciou a maioria deles. De Clapton aos Beatles, do Who aos Stones, todos sentiram o toque mágico do divino negão. E o rock nunca mais foi o mesmo. Nem nunca será."

Nenhum comentário:

Postar um comentário