Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Laranja Mecânica - Repensando a Violência

O filme "Laranja Mecânica" (" Clockwork Orange"), de 1971, escrito e dirigido por Stanley Kubrick, se tornou um dos grandes clássicos do cinema mundial, trazendo à tona reflexões e uma visão polêmica a respeito da violência urbana. Baseado no romance de Anthony Burgess, o filme narra a história de um psicopata e delinquente chamado Alex, interpretado por Malcon McDowell. Alex aterroriza a cidade de Londres, ao praticar crimes com bastantes requintes de violência.
As cenas de violência praticadas pelo personagem principal são bastante fortes, como as que mostram Alex e mais três companheiros invadindo a casa de um escritor esquerdista, destruindo todos os móveis e violentando sua esposa. Alex ainda chuta o dono da casa, lembrando a coreografia de Gene Kelly em "Cantando na Chuva". O criminoso é preso após matar uma colecionadora de arte erótica com uma imensa escultura em formato de falo. É condenado a 14 anos de prisão, e submetido a um tratamento de choque com base em uma lavagem cerebral. Alex se torna uma espécie de cobaia para os testes que eram feitos, e no final das contas, ele acaba se tornando uma vítima dos métodos nada sutis que eram utilizados.
A nova técnica, para recuperar presidiários traz métodos tão violentos e detestáveis quanto os utilizados por Alex, o que chega até a deixar o espectador um tanto dividido. Com as pálpebras retidas por um aparelho, que impede que os olhos sejam fechados, ele é obrigado a assistir a cenas de extrema violência e submetido a longas sessões de choque elétrico. Em duas semanas ele não parece ser o mesmo. É devolvido à sociedade, apesar de sua condenação, levando consigo os efeitos psicológicos do tratamento de choque. Alex passa a ser uma pessoa desprovida de vontade própria, levando a crer que o preço da estabilidade social é o fim da liberdade individual. O sexo e a violência, que faziam parte de seu mundo antes da prisão, passam a ser rejeitados, o tornando despreparado para enfrentar a lei da selva, virando uma presa fácil para suas vítimas do passado, como gangues rivais. Laranja Mecânica é uma metáfora futurista da violência urbana, mostrando um mundo onde as pessoas seriam submetidas a um tratamento radical para se combater a violência das grandes cidades. Por sua temática polêmica, o filme ao ser lançado nos EUA dividiu opiniões. No Brasil, só seria lançado oficialmente em 1978, sete anos após entrar em cartaz, pois havia sido retido pela censura, principalmente por trazer cenas de nudez explícita, o que era proibido no país. Quando foi liberado por aqui, ainda havia proibição de cenas de nudez frontal, fazendo com que essas cenas aparecessem descaracterizadas por ridículas bolinhas pretas cobrindo as partes proibidas, o que gerou muitas piadas na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário