Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 19 de maio de 2012

Surrealismo - A Arte Libertária

O Surrealismo é um estilo de arte caracterizado principalmente por desprezar a lógica e ativar a imaginação e o inconsciente. O sonho e o irracional trabalham lado a lado, por isso mesmo o Surrealismo frequentemente é associado à psicanálise. O poeta Alexei Bueno, em artigo intitulado "Todos devemos algo ao surrealismo" diz:
"Não há nenhum artista ou escritor caminhando sob o sol que não deva algo ao surrealismo, ainda que da maneira mais imperceptível. Os movimentos, como os povos, extinguem-se para sobreviver, para não se tornar fósseis. É o eterno devir, que vale tanto para as artes como, para os movimentos."Abaixo, alguns dos principais representantes do movimento:
Salvador Dali: O nome mais popular do surrealismo e quase seu sinônimo. Foi pintor, poeta, cineasta, escritor e crítico de arte. Entrou no movimento em 1922 e logo se destacou. Inventou o método crítico-paranoico. Utilizou, em sua pintura, técnicas acadêmicas para exprimir suas obsessões. A mais famosa delas, os relógios derretidos, tornou-se uma das imagens mais fortes do séc.XX.
André Breton: Poeta e ensaísta francês, fundador e principal teórico do surrealismo, autor do primeiro manifesto, em 1924, e editor da publicação "Revolução surrealista". Praticou a "escrita automática" e realizou assemblages surrealistas com objetos, chamadas por ele de "poemas-objetos". Personalidade carismática, foi o líder ortodoxo do movimento.
René Magritte: É um pintor de cenas sofisticadas e intelectualizadas, unindo palavras e representações estranhas a um insólito uso de objetos corriqueiros, dando-lhes um toque de absurdo, magia, humor e inquietação. Entrou no movimento em 1925 e foi um dos seus mais destacados criadores de imagens, influenciando muito a publicidade e, até mesmo a pop art e a arte conceitual. O filósofo francês Michel Foucalt escreveu sobre ele um inventivo ensaio.
Man Ray: Pintor, inventor de "objetos" e fotógrafo, foi precursor do Dada e do surrealismo nos Estados Unidos, com Picabia e Duchamp, durante a Primeira Guerra. Em 1921, estimulado por Duchamp, mudou-se para Paris, onde tornou-se fotógrafo de moda e retratista da elite intelectual. Juntou-se ao grupo surrealista em 1924 e participou, nos anos seguintes, de várias exposições internacionais, experimentando variadas formas de de expressão: pintura, escultura, fotografia e filmes.
Tristan Tzara: Poeta romeno, foi um dos fundadores, em 1916, em Zurique, do Dada, movimento de vanguarda mais radical surgido no séc. XX. Três anos depois, em Paris, aproximou-se dos poetas da revista "Littérature", os criadores do surrealismo: André Breton e Louis Aragon. Mas só nos anos 30 aderiu ao movimento. Integrou com Paul Eluard e Aragon o Partido Comunista e participou da Resistência Francesa duarante a Segunda Guerra.
Luis Buñuel: Juntou-se aos surrealistas em 1928 e dirigiu no mesmo ano o primeiro filme usando sua estética, "O cão andaluz". Foi o cineasta por excelência do surrealismo, mesmo filmando películas "realistas" no México, onde exilou-se. Autor de clássicos como "A bela da tarde", "O discreto charme da burguesia" e "Os esquecidos", fustigou a igreja, as convenções morais e a piedade burguesa, que satirizou em cenas memoráveis.
Marcel Duchamp: Como Picasso, é uma personalidade artística tão forte que o surrealismo pode lhe agradecer a participação em suas fileiras. Pintor cubo-futurista no início, largou a pintura, criando obras enigmáticas, como o "Grande vidro" e "Étant donnés". Foi amante da escultora brasileira Maria Martins. Inventor das instatlações em 1938, tornou-se, nos anos 60, o arista mais influente do século XX, inspirador da pop art e da arte conceitual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário