Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 3 de julho de 2012

Toquinho Fala de Vinícius

Vinícius de Moraes foi antes de qualquer coisa um poeta, e dos bons. Seu trabalho como letrista ajudou a tornar sua obra poética conhecida, através de seu trabalho com inúmeros parceiros. Sua presença na Bossa-Nova, por exemplo, foi fundamental. Se as harmonias, melodias e acordes de Tom Jobim e a batida de violão de João Gilberto e Roberto Menescal definiram o ritmo revolucionário da BN, por outro lado, sem as letras de Vinícius e Ronaldo Bôscoli ficaria faltando alguma coisa. Dentre seus inúmeros parceiros, podemos citar Tom Jobim (Garota de Ipanema, Água de Beber, Amor em Paz, Brigas Nunca Mais, Chega de Saudade, Ela É Carioca, Eu Sei que Vou te Amar, A Felicidade), Carlos Lira(Carioca, Coisa Mais Linda, Primavera), Baden Powell (Apelo, Berimbau, Canto de Ossanha, Consolação, Deixa, Formosa, Samba da Benção, Samba em Prelúdio), Edu Lobo (Arrastão, Canto Triste, Só Me Fez Bem, Zambi), Francis Hime (Maria, Saudade de Amar, Anoiteceu, Sem Mais Adeus), Chico Buarque (Valsinha, Desalento, Gente Humilde, Olha Maria, Samba de Orly), além de parcerias esporádicas com Pixinguinha, Adoniram Barbosa, Ciro Monteiro, Jards Macalé, J.S. Bach (ele mesmo), Carlinhos Vergueiro, João Bosco, dentre outros. Mas foi com Toquinho que Vinícius formou sua parceria mais constante, com quem compôs inúmeros sambas e gravou vários discos em parceria. Sobre o ilustre parceiro Toqunho falou uma vez:
"Vinícius é um ser humano incrível, tem uma sensibilidade e uma perspicácia incríveis. É uma pessoa muito compreensiva, aceita as pessoas com seus defeitos e tem uma resistência muito grande pra se chatear.
Ao mesmo tempo, ele é uma criança, muito garoto, com todos os sentimentos de um adolescente. Morre de ciúmes da irmã, de mim, da mulher, das situações, se eu compro roupa nova...
Eu estava morando na casa dele, no Rio, e um dia saí e comprei uma porção de roupas. Voltei pra casa e estrava desembrulhando quando ele chegou: 'O que é isso?' - 'Umas roupas que comprei', respondi e comecei a mostrá-las a ele. Ele foi ficando com uma cara de inveja... chegou pra mulher e disse: 'Por que você não compra nada para mim?' Ele é assim. É o seu lado infantil, inteiramente puro.
Vinícius é uma pessoa com uma força de vida que eu desconheço outra igual. Um cara que está aí com a idade dele, com a vida nas costas que ele tem - que não são sessenta e poucos anos de uma pessoa qualquer, são sessenta e poucos anos de Vinícius de Moraes: muita noitada, muito uísque, muitas emoções, separações.
É uma pessoa por quem eu tenho uma admiração realmente grande. Admiro sua coragem e sua resistência. Ele está sempre a favor da vida de um modo total, não entrega os pontos. Fez essa turnê comigo, agora, uma turnê puxada pra ele: 50 shows em dois meses e meio, viajando. E era um show puxado - 10 Anos de Parceria - e ele foi até o fim, sem reclamar. Ficou com problemas de saúde e aguentou firme. Enfim, Vinícius é um ser humano maior."

Nenhum comentário:

Postar um comentário