Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 13 de novembro de 2012

The Rolling Stones Rock'n Roll Circus (1968)

É curioso como algumas obras-primas acabam virando projetos arquivados, ficando esquecidas e sem que cheguem ao público durante quase toda uma vida. Quando por algum motivo essas obras são encontradas e recuperadas, e finalmente lançadas é que se vê o quanto de tempo foi perdido em não serem postas no mercado. Falo de um especial para a televisão, não um programa qualquer, mas Rock'n Roll Circus, um super especial para a tv, em que os Rolling Stones eram os grandes protagonistas, trazendo convidados que eram o que de melhor havia no rock dos anos 60. O programa, gravado em Londres nos dias 10 e 11 de novembro de 1968, trazia além dos próprios Stones, convidados de peso como John Lennon e Yoko, Jethro Tull, The Who, o bluseiro Taj Mahal e Marianne Faithfull. Esse especial nunca foi levado ao ar, o projeto abortado e esquecido durante 28 anos, até ser finalmente lançado comercialmente como cd e vídeo em 1996.
Os motivos que levaram à não exibição do programa são controversos. Vão desde problemas de uso da imagem dos diferentes artistas, a insatisfação por parte dos Stones de sua performance, até pelos protagonistas se sentirem ofuscados pela performance arrasadora do The Who. Mas a verdade é que o mundo do rock ficou privado durante anos de uma reunião do que de melhor o rock produzia naqueles revolucionários anos 60. 

O especial é exibido, como o próprio nome indica, em uma atmosfera circense, com Mick Jagger caracterizado de mestres de cerimônias de um grande circo, onde os grupos convidados se apresentam entre números de circo. O Jethro Tull, ainda em início de carreira toca Song For Jeffrey, de seu disco de estreia, This Was, com o fato curioso de ter na guitarra Tommy Iommi, do Black Sabbath na guitarra (vide recente postagem sobre o Jethro). O The Who, que na época já era uma banda com uma certa estrada (já estava em seu quarto álbum) faz uma apresentação memorável, com o número A Quick One While He's Away. O bluesman Taj Mahal também faria uma apresentação de peso, trazendo seu blues pesado e elétrico, bem ao estilo dos demais convidados. Outra convidada, Marianne Faithfull, que na época namorava Mick Jagger, cantaria Something Better. Apesar de ser considerada apenas uma protegida dos Stones, Marianne tinha uma bela voz, e fez parte da cena do rock inglês daquele período. John Lennon faria uma participação arrasadora com Yer Blues, do Álbum Branco dos Beatles. Yoko também cantaria ao lado de John, e destoaria daquele time de talentosos músicos, mas ela fazia parte da viagem de Lennon naquela época, e logicamente não ficaria de fora.

O The Who no Rock'N Roll Circus
Os números musicais dos Rolling Stones, traziam performances arrasadoras para Jumping Jack Flash, Parachute Woman, No Expectations, You Can't Always Get Want, Sympathy For The Devil e Salt Of The Earth. A banda, no auge, ainda trazia a participação de Brian Jones, que não mais faria parte da banda no ano seguinte, e pouco tempo depois seria encontrado morto em sua banheira.
Felizmente as imagens e o áudio do programa puderam ser recuperados, após serem dados como perdidos, já que o tape original só foi encontrado em 1989, e após passar por um minuncioso processo de recuperação pôde ser lançado, já com a aprovação dos Rolling Stones alguns anos depois. São, sem dúvida, imagens históricas que testemunham uma época em que o rock vivia seu período mais criativo, e as bandas e artistas que se apresentavam viviam o seu auge criativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário