Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

1967 - Um Ano Marcante Para a Contracultura

Muito se fala sobre 1968, como sendo um ano de transformações em vários níveis: político, social, comportamental, artístico, mas já em 1967 essa revolução começava e se desenhar. O mundo vivia no clima bélico da Guerra do Vietnã, e daí nasceria o movimento hippie, que pregava um modo de vida alternativo, onde a liberdade era a principal bandeira.
San Francisco, na Califórnia, era a meca do movimento hippie, e era lá principalmente que se propagava a ideologia que pregava a liberdade extrema, em que os tradicionais valores sociais eram postos de lado em nome da liberdade sexual pregada pelo amor livre, as experiências com drogas sintéticas, como o LSD, e uma música que buscava a expansão da mente em busca de uma Nova Consciência. Logo essa ideologia se espalharia pelo mundo e influenciaria toda uma geração em seu modo de se vestir e se comportar, e a música psicodélica, representada por um novo rock e blues elétrico faria a cabeça de jovens de todo o mundo.
Começavam a surgir líderes, gurus de uma nova era, que buscavam trazer aos jovens do mundo uma nova forma de encarar a sociedade estabelecida, e desembocaria na política. O ativista político e revolucionário Abbie Hoffman (1936-1989) seria um desses líderes, criador do Partido Internacional da Juventude (YIP). Dessa sigla surgiria o termo yippie, para designar o hippie mais politizado, em contraponto com o hippie alienado de questões políticas. O Manifesto do Partido Internacional da Juventude, escrito por Hoffman  (foto abaixo) dizia:

"Estamos aqui para fazer um mundo melhor. Nenhuma censura ou racionalização pode impedir as opções que cada um de nós traz para nossa situação no planeta. A grande lição dos anos 60 é que pessoas que se importam o suficiente para fazer a coisa certa podem mudar a história. Não acabamos com o racismo, mas acabamos com as leis da segregação. Acabamos com a ideia de que você poderia mandar meio milhão de soldados ao outro lado do mundo para lutar numa guerra que o povo não apoia. Acabamos com a ideia de que mulheres são cidadãos de segunda categoria. Tornamos o meio ambiente um assunto que não pode ser evitado. As grandes batalhas que vencemos são irreversíveis. Éramos jovens, justos, honrados, descuidados, hipócritas, valentes, ingênuos, teimosos, loucos e meio apavorados demais. E estamos certos."
A música também sofria transformações, e a geração mais talentosa e marcante da história do rock trazia um novo conceito musical, com guitarras cada vez mais distorcidas e longas improvisações, enquanto boa parte da plateia "viajava" com as drogas lisérgicas que rolavam livremente nos shows. Guitarristas como Jeff Beck, Eric Clapton e Jimi Hendrix se revelaram e tornaram a guitarra o instrumento mais representativo do novo rock. Hendrix principalmente, com sua banda Experience, um power trio que ainda trazia o baixista Noel Reding e o baterista Mitch Mitchel, encarnou o rock psicodélico e abriu caminho para outras bandas como Grateful Dead, Jefferson Airplaine, Big Brother And The Holding Company (que revelaria a texana Janis Joplin), Country Joe and The Fish, etc.

Em San Francisco começam também a surgir eventos que reuniam milhares de jovens para celebrar a filosofia e os ideais hippies, com muita música e dança, com as drogas da moda correndo livremente. O primeiro desses eventos, que ganhou o nome de Human Be-In reuniu cercas de 20.000 jovens. O poeta beat Allen Ginsberg, o ativista Abbie Hoffman, o professor, psiquiatra e divulgador do LSD Thimothy Leary, além do escritor William Burroughs aderiram ao evento e se juntaram à massa jovem, e pregaram seus ideais libertários.
Logo a Califórnia seria o destino de uma multidão de hippies, que escolheram se concentrar  no bairro de Haigh-Ashbury, que se tornou a grande capital mundial dos hippies, onde se ouvia rock, se praticava o amor livre e o uso de drogas lisérgicas.  Naquele ano de 1967  manifestações artísticas, ligadas a uma cultura underground surgiam naquele clima libertário. Artistas gráficos, como Robert Crumb, se uniam às bandas e produziriam capas de discos e flyers de shows. Crumb lançaria a revista independente de quadrinhos Zap Comix, que faria um enorme sucesso entre os hippies, por transgredir os valores sociais e propagando seu ideal.
Naquele ano aconteceria também o primeiro grande festival de rock, o Monterey Pop Festival, que durou três dias, para celebrar  música, paz, flower power e amor. O festival revelaria futuros astros como Janis Joplin e Jimi Hendriz, que, apesar de americano, era mais conhecido na Inglaterra, para onde se mudou e iniciou sua carreira, do que nos EUA. Outro fato marcante no mundo do rock naquele ano seria o lançamento do revolucionário disco Sgt. Peppers and The Lonely Hearts Club Band, dos Beatles.
Esses seriam apenas alguns dos fatos acontecidos naquele ano revolucionário de 1967, enquanto o mundo se preparava para outras revoluções mais radicais para o ano seguinte, que também entraria para a história mundial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário