Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Gilberto Gil - Revista Ele Ela (1974) - 3ª Parte

"Ao mesmo tempo, Gil vai muito pouco ao mundo. Ele gosta da casa, da cozinha, gosta de ver de manhã se o seu chá está pronto. E diz: " Eu não gosto de viver o conflito entre duas coisas estando numa só."
Quando era garoto ouvia rádio:
- Eu tinha dois anos, sentava do lado do rádio. Quando tocavam Bach, Vivaldi, eu falava pra minha mãe: essa música vem do céu. Lá tem uma sala grande onde os anjos tocam. E de lá liga tudo aqui, não é? Minha mãe respondia; - É. Quando Dircinha Batista cantava, aí eu achava que a música vinha do mundo, aqui do Rio, onde havia outra sala que também ligava lá pra casa.
Era a fantasia do menino entre o preto e o branco, o bem e o mal, o europeu e  o brasileiro. A herança estrutural da coisa cultural que você tem. Mas além da fantasia, também era verdade: Bach e Vivaldi são voltados para Deus.E as outras coisas são as pessoas falando do coração, da mulher amada, do mundo. Aos 6, 7 anos, comecei a ter a informação verdadeira. Fiquei chocado a primeira vez que vi um disco de música clássica e quando vi um violino ao vivo tocando. E passei a desfazer a fantasia, com um pouco de medo de ter de deixar de acreditar naquilo.
Quando fala da música popular brasileira, Gil se empolga.
- Quem acha que a música brasileira está em descenso agora está surdo, como diria Caetano. A Pedra das Esmeraldas *- o último disco de Jorge Ben - é uma coisa de anjos, veio lá do lugar de onde os alquimistas vieram. O Milton Nascimento eu acho chocante. Como é que as pessoas podem reclamar diante de um trabalho como o dele? O negócio do Chico é deslumbrante e o Raul Seixas fez um primeiro disco do maior nível. Pra quem tem uma atitude contemplativa, pra quem sabe ver, pra quem vai ao jardim ver a flor como ela está hoje, tem muita coisa interessante na música brasileira.
 E ele se empolga mais ainda quando fala do saudosismo de algumas pessoas em relação ao seu trabalho, que as leva a dizer: 'Eu gostava mais dele antes.'
 - É como o cometa: vai passar e fica todo mundo amedrontado. As pessoas se sentem mal diante do que não é comum. Quanto mais você escapa do compromisso com a condição tradicional do artista, mais despojado fica, mais você amedronta. Na verdade as pessoas devem ficar um pouco envergonhadas com o que faço. porque o que eu faço é muito semvergonha. Elas queriam lantejoulas e a distância estabelecida pro palco. E as pessoas vêm e dizem: 'Eu não vim aqui pra ver ensaio.' elas não entendem que estou ensaiando a vida inteira.
Gil não tem nenhum problema de falar da vida pessoal. Casado com Sandra, tem um filho, Pedrinho, nascido em Londres e a essas alturas já deve ser pai de um terceiro, pois tem outro filho, João Gilberto, com Nana Caymmi.
- Casei a primeira vez, não era ali. Casei a segunda, também não era. Agora, acertei. Sempre tive vontade do exercício livre da vida, fora do compromisso da minha criação rígida de não poder jogar bola na rua com os garotos.
No show, ele cantava:
- O herói tem uma capa de estrelas
E um cinto de cometas .
Gilberto Gil não é herói, não tem capa de estrelas e nem cinto de planetas. Mas poderia ter. Fácil."

* O nome correto do disco de Jorge Ben é "A Tábua de Esmeraldas"


Nenhum comentário:

Postar um comentário