Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

sábado, 14 de fevereiro de 2015

O Pasquim Entrevista os Novos Baianos - 1969 (3ª Parte)

Glauber - O cara não deixou você entrar na porta?
Galvão - É. Ele levou uma garrafada no clube de noite e eu nem soube, só fui saber no outro dia. Pra você ver como é que são as coisas. Eu nem me preocupei e nem queria que ele levasse a garrafada. Mas foi legal porque ele nunca mais vai levar garrafada, porque acredito que ele vá saber como é a vida mesmo. É por isso que eu sou assim.
Paulinho - Essa briga mesmo foi porque sempre que a gente sai de casa, entra num lugar, chega assim num lance, a gente bota a língua pra fora, sacumé? Porque aí espanta mesmo, não tem grilo mais com  a gente. Quem não tá legal pra ficar no lugar sai, cão de fila sai, zombeteiro não fica, zanzador também não fica, sacumé? Nesse dia a gente foi comer num restaurante, um lugar pesadíssimo. Chegamos lá, a maior zonzeira, todo mundo de bebum, sacumé? Nós esquecemos de botar a língua pra fora, pronto.
Maciel - E pra Gutemberg vocês fizeram alguma feitiçaria pra ele se dar  mal?
Paulinho - Que nada, bicho. Nós agora mesmo tivemos na Bahia, nem procuramos saber mais de Gutemberg. A gente se esquece mesmo. A gente está vivendo mesmo é pra cada minuto. A gente não faz mal a ninguém. Quem tá fazendo mal não é ele? Ele tá fazendo mal a ele mesmo, nós não temos nada com isso. O pessoal que está fazendo mal a si mesmo só tem que se danar, né, bicho?
Sérgio - Depois que vocês fazem a música como é que vocês fazem pra saber que vai cantar e tal?
Moraes - Aí, a gente resolve. Pela música a gente sabe quem é que vai cantar. Se sou eu, se é Paulinho ou se é Baby.
Baby - A gente vê qual é a cara de quem. A gente sente pra quem foi feita a música.
Moraes - No disco a gente faz arranjo, eu e Pepeu, que é um guitarrista que trabalha comigo. Tudo que tem no disco, no show, os arranjos, tudo é nosso.
Glauber - Como é que tem sido o Midani, da Philips, com vocês?
Paulinho -  Até agora tá maravilhoso. Vai gravar o nosso show ao vivo. O disco vai ter um lado ao vivo, um lado ao morto.
Sérgio - Baby, depois do festival de Guarapari, o que você tem feito?
Baby - Eu tenho feito muito som, muito swing com a moçada. Agora a gente vai fazer o show da gente, graças a Deus. E  agente, sempre que pode, está indo pros interiores, lá pra aqueles lados da Gruta de Mangabeira.
Maciel - Eu soube que vocês estavam viajando muito.
Baby - Ah, a gente anda viajando por aí e muito.
Maciel - Vocês foram pra Bahia agora, não é?
Baby - Ih,a Bahia está maravilhosa. Fomos pra uma fazenda, tomávamos leite tirado na hora, fomos em casa de mil gentes pobres. maravilhosas, que acreditam em Deus adoidado, igualzinho a gente. Uma loucura. A gente só tá aqui no Rio porque tem que fazer show, tem que ter um lugar assim. Porque a gente não gosta de ficar parado, não. Nós vamos por aí.
Sérgio - Galvão é de Juazeiro, Paulinho é de onde?
Paulinho - Eu sou de Santa Inês.
Moraes - Eu sou de Ituaçu.
Baby - Eu sou do outro lado da baía, de Niterói.
Sérgio - Ninguém é de Salvador, é?
Moraes - Nós nos encontramos em Salvador.
Sérgio -  Como é que foi o encontro de vocês?
Moraes - Nós fizemos um show na Bahia. Eu, Paulinho e Galvão. Naquele tempo éramos só nós três. O show era uma loucura, a gente vendia os ingressos pra comprar tinta, não tinha roupa. Aí Baby pintou na última hora no show. Aí nós tiramos uma menina que estava com  a gente e colocamos Baby no lugar. Depois disso nós ficamos juntos, fazendo som juntos e resolvemos vir pra cá. E estamos aí, até hoje juntos.
Baby - Amém.
Sérgio - Vocês querem falar alguma coisa ainda?
Baby - Eu queria falar uma coisa de Deus, Jesus Cristo e tal. O que entra pela boca do homem não faz mal ao homem. O que faz mal ao homem é o que sai da boca do homem. E quem não nascer de novo já era no reino dos céus. Fernando Pessoa, outro dia eu abri o livro e ele me disse: "coma chocolate, menina, coma chocolate".
Paulinho - Eu queria falar de Buchinho. Buchinho é mais um enviado de Deus. Buchinho não vai pra escola. A gente só vao soltar ele com oito anos mais ou menos, pra ele não aprender nada e já sair dando dentada, sacumé? Eu e Marininha fomos fotografados nus com Buchinho também. Tá maravilhosa a foto, cada foto incrível, mil lances. Baby vai ser a madrinha, Moraes vai ser o padrinho, isso no batismo, porque Joãozinho é quem vai vai segurar, vai ser o da apresentação. Mas tem o maior grilo porque Marininha diz que na hora ele vai estar segurando o menino e vai largar. Joãozinho é incrível, bicho.
Galvão - Hoje mesmo briguei com Paulinho porque eu joguei talco no banheiro. Mas aí eu lavei a segunda vez e o banheiro ficou mais limpo ainda. Sempre eu me esqueço das coisas.
Maciel - Galvão, dá uma mensagem pra moçada.
Galvão - Cantem e dancem, porque vocês não sabem o que vai suceder. De quem canta e dança é o reino dos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário