Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

terça-feira, 19 de maio de 2015

John e Yoko - 1975

Em 1975 John Lennon tomou uma decisão radical: deu um tempo na carreira, e resolveu se dedicar somente à vida doméstica, ao lado de Yoko e do filho Sean, que nasceu naquele ano, por coincidência no dia de seu aniversário. Esse retiro duraria 5 anos, quando gravou, ao lado de Yoko, o disco Two Virgins, em 1980. 
Mesmo afastado dos holofotes e da mídia, Lennon, vez por outra era matéria em jornais e revistas. Aqui no Brasil, por exemplo, saiu na revista Pop nº 37,  de novembro de 75, uma matéria sobre a vida doméstica do casal. A matéria, que tem por título "Aqui vive o casal mais livre do mundo", não vem assinada, e talvez seja a reprodução de alguma revista estrangeira. 
Em destaque, há um pequeno texto que diz: "Um piano branco e antigo, o aparelho de TV sempre ligado, jornais por todos os lados, espelhos e quadros malucos nas paredes. Há um clima de paz, magia e liberdade em todas as dependências do apartamento de John Lennon  e Yoko Ono, em Nova Iorque. E levam uma vida bem tranquila. De vez em quando, pegam suas bicicletas e saem pelas ruas desafiando os perigos do trânsito de Nova Iorque. E quando a fome pinta, é isso mesmo: um cachorro quente vale por um almoço." O texto se refere às fotos que acompanham a matéria, como à de baixo e a outra, que ilustram essa postagem.
Abaixo a transcrição:
 "É um apartamento grande, encravado num prédio antigo do Greenwich Village - o bairro boêmio de Nova Iorque. Já na entrada, há uma imensa lupa e uma escadinha de madeira, pintada de branco. 'Suba pela escada', diz John Lennon, 'e você vai ver que há alguma coisa escrita no teto, em letras bem pequenas.' A gente sobe e, com o auxílio da lupa, descobre a mensagem: SIM. 
Foi depois que eu li isto', diz Lennon, 'quando visitei uma exposição de Yoko, há muitos anos, que decidi ver o resto dos trabalhos. Esta era a primeira coisa que se via quando se entrava no local da exposição - e quando eu li, decidi que ela era ótima. Por causa disso, vi o resto e assim nos conhecemos...'
Desde que se conheceram, muita coisa aconteceu: gravaram juntos vários discos, passaram uma semana inteira num quarto de um hotel do Canadá, em protesto contra as guerras, Yoko foi acusada de pela separação dos Beatles, e enfim, no ano passado, John e Yoko acabaram se separando. Mas o grilo durou pouco: logo apareciam juntos, no badalado mundo da música pop. E John pôs fim às especulações: 'Nossa separação foi um fracasso.'
Daí para a frente, recomeçaram a vida em comum, uma vida onde a única regra rígida é a liberdade total. Liberdade para morar num apartamento maluco onde todas as paredes são brancas e o chão é forrado de finíssimos tapetes, onde eles só andam descalços. Liberdade para colocar três pedaços de madeira branca numa parede e largar, no chão, vários martelos e jarras de vidro cheias de pregos. 'Quem quiser, que finque um prego na madeira', diz Yoko. Isso é parte de uma de minhas propostas de participação artística.' Liberdade para fazer do banheiro uma das dependências mais aconchegantes da casa, com a imensa banheira exalando perfumes suaves.
No quarto, o televisor está sempre ligado (sem som), o violão está ao alcance da mão e há jornais por todos os lados (o casal Ono/Lennon faz questão de estar sempre bem informado). E na garagem do prédio, junto com os carros, há duas bicicletas: 'A gente curte o barato de andar no meio do trânsito de bicicleta. É importante correr perigos. Afinal, a maior caretice é ter medo...' "

Nenhum comentário:

Postar um comentário