Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

The Faces - Discografia Relançada (1993)

Com o crescimento do mercado dos CDs, e o declínio dos LPs no início dos anos 90, as gravadoras aproveitaram o aquecimento das vendas dos compact-discs, que ainda eram uma novidade, e passaram a relançar álbuns que se encontravam fora de catálogo. Muitas caixas, trazendo discografia completa, out-takes, gravações não aproveitadas, etc passaram a surgir. Umas dessas caixas, que foi lançada em 1993 para o mercado americano, foi uma do Faces, uma das mais festejadas bandas dos anos 60 e 70, que trazia Rod Stewart nos vocais, cujos discos não eram fáceis de se encontrar. O jornalista musical José Emílio Rondeau, que era correspondente internacional do jornal O Globo falou sobre esse lançamento:
"No rock, como em tudo na vida, nada como um dia depois do outro. Após ter passado anos a fio sendo apedrejado pela crítica - o que nunca, diga-se de passagem, afetou tanto assim as vendas de seus discos - chegou a hora de Rod Stewart ser reabilitado.
Primeiro, foi a dobradinha 'Lead Vocalist' e 'Umplugged and Seated', lançada este ano com o mesmo repertório que havia feito de Rod uma das maiores promessas do rock nos anos 70 - algo que ele cumpriu em um par de discos solo e depois repudiou, sistematicamente.
Agora a Warner americana achou por bem lançar pela primeira vez em CD nos Estados Unidos (embora tudo já existisse em edição japonesa) a parte mais relevante da discografia do Faces, a banda de que Stewart fez parte entre 1969 e 1976.
'First Step' (de 1970), 'Long Player' (1971), 'A Nod is as Good as a Wink To a Blind Horse' (1971) e 'Oh La La' (1973) traçam a trajetória da banda do sublime ao semi-lamentável, uma jornada que começou no momento em que Stevie Marriot, o sócio-fundador do Small Faces, mudou-se de mala e guitarra para o Humble Pie e abriu a vaga para dois ex-integrantes do Jeff Beck Group, o vocalista Rod Stewart e o guitarrista Ron Wood. E que se estilhaçou quando o ego de Rod, cuja carreira solo, paralela à dos Faces, já rendia dividendos verdadeiramente vitais até para sustentação da banda, ditou a transformação do grupo em 'Rod Stewart e os Faces', e quando o baixista Ronnie Lane e Ron Wood foram buscar ares menos carregados em outras paragens (Wood, substituindo Mick Taylor nos Rolling Stones).
Rod Stewart
 O amor quase juvenil pelo blues, a paixão pela música folk inglesa e americana e uma fome de banda democrática fazem de 'First Step' um disco notável, e um dos destaques deste relançamento. Creditado ainda aos Small Faces, é o final de uma transição do pop bretão dos tempos do disco 'Odgen Nut Flake' para o som 'fundo de bar em fim de noite' devasso e executado com abandono.
'Long Player' é desigual, embora tenha momentos sublimes: uma versão pesadaça de 'Maybe I'm Amazed', de Paul McCartney, além de um cover imperdível de 'I Feel So Good', de Big Bill Broonzy.
Daí passa-se para a porranca/porrada de 'A Nod is as Blind Horse', o pico criativo da banda, no auge de seu ataque um tanto inebriado. Duas faixas, somente, já justificam a compra do disco: 'Stay With Me' e 'Memphis, Tenessee', de Chuck Berry.
'Oh La La' é um canto de cisne involuntário, a última vez que esta formação trabalharia junta, mas ainda sem sabê-lo. Rod, a esta altura já em totalmente outra, meio que 'passeia' pelo disco, de tanto desinteresse. Apesar da 'mordida' de faixas como 'Cindy Incidentally' e 'My Faut', quase tudo o mais é esquecível e amargo, um fim de festa em que anfitriões e convidados terminaram a noite brigados."

Nenhum comentário:

Postar um comentário