Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Os Primeiros 25 Anos de Carreira de Eric Clapton (1988)

Em 1988 Eric Clapton completava 25 anos de carreira. Tendo passado por vários grupos, como os Yardbyrds, os Bluebreackers de John Mayall, Cream, Blind Faith, Derek and The Dominos, e uma carreira-solo de sucesso, tendo tocado com quase todos os músicos importantes do circuito de blues e rock, Eric chegava aos 25 anos de carreira ainda com muitos planos. A seção dominical Rio Fanzine do jornal O Globo trazia em sua edição de 21/02/88 uma matéria com Clapton, intitulada "Eric Clapton - bodas de prata, assinada por Carlos Albuquerque, e também um texto sobre o show comemorativo desses 25 anos, acontecido no Royal Albert Hall:
"Quando o jovem Eric Patrick Clapton resolveu abandonar os estudos numa escola de artes na cidade de Surrey, na Inglaterra, para abraçar definitivamente a guitarra e seguir carreira como músico, ele provavelmente não imaginava que, não apenas estaria ajudando a reescrever a história desse instrumento, como também se tornaria um dos maiores nomes do rock de todos os tempos. Hoje, 25 anos depois de formar seu primeiro grupo, sua trajetória é uma das mais interessantes da história do rock'n roll.
Sua primeira guitarra, uma Hofner de segunda mão, era dedilhada nos intervalos das aulas, para uma interessada plateia de jovens estudantes da mesma escola, todos mais velhos que ele, como Brian Jones, Ginger Baker, Mick Jagger e Jack Bruce. Em 1963, com dezessete anos, formou seu primeiro grupo, The Roosters. A banda teve fôlego curto, oito meses, bem como a seguinte, Casey Jones and The Engineers. Ambas calcadas no rythm'n blues, uma extensão da paixão de Clapton pelo blues americano.
O próximo passo seria consagrador: os Yardbyrds, o grupo que colocou de vez a guitarra na linha de frente do rock. Foi a primeira vez em que se ouviu o termo 'guitar hero'. Os shows dos Yardbyrds eram cultuados por uma fiel plateia, principalmente pelo desempenho de Clapton. É dessa época o grafite definitivo: 'Eric is God', rabiscado em diversos pontos de Londres.
Essa incontida adoração agradava a todos, menos a Clapton, dono de uma autocrítica tão exagerada como sua timidez. Mais tarde deixou o grupo (sendo substituído por ninguém menos que Jef Beck e Jimmy Page) e se juntou ao semi-lendário bluesman inglês, John Mayall, na mais brilhante formação dos seus Bluesbreackers. E novamente incomodando Clapton.
Depois de uma jamesbondeana excursão pela Grécia com um grupo de amigos formado de última hora (quando tiveram que fugir pela fronteira), Clapton reuniu-se ao primeiro supergrupo da história: o Cream, literalmente a nata musical de então. Um 'power-trio' inigualável: além dele, Jack Bruce e Ginger Baker. O conceito musical do grupo era acima de tudo a liberdade harmônica. Ou seja, cada um solava desenfreadamente. Na clássica 'I'm So Glad' o retrato perfeito disso: um diabólico solo a três, um para cada lado.
O fim do grupo veio junto com a vontade demonstrada por Clapton de seguir um novo caminho, menos desgastante e musicalmente mais contido, embora não menos rico.
Nasceu o Blind Faith, outro supergrupo (Clapton junto a Ginger Baker, Rick Grech e Stevie Winwood). A postura, entretanto, era outra, mais 'laid back', relaxada. A banda teve vida curta, apenas um disco e um frustrante show ao vivo no Hyde Park. Eric nessa época já flertava com as drogas, principalmente a fatal heroína.
A partir daí, coma chegada dos anos 70, a carreira de Clapton começou a oscilar entre altos e baixos. No primeiro caso, o disco 'Layla', sua obra-prima, era dedicado a Patti, mulher de seu melhor amigo, George Harrison, dos Beatles. O fracasso comercial do elepê, a morte de Duanne Allman (que abrilhantou decisivamente o trabalho) e a certeza de um amor impossível o levaram perigosamente à beira do abismo.
O primeiro renascimento da década de 70 veio com '461 Ocean Boulevard', gravado nas Bahamas, e firmando-se definitivamente, já no final da década, com o duplo 'Just One Night' e 'Another Ticket'. Neles, pra felicidade geral, volta à ativa o mitológico guitarrista, agora mais econômico, a nota certa no momento certo, como os grandes mestres do blues.
Hoje, Eric Clapton não tem mais nada a provar a ninguém. Se seu mais recente elepê 'August', produzido por Phil Collins, é polido demais, ao vivo ele ainda mostra que sua guitarra ainda continua ligada no amplificador. Uma fonte eterna onde continuam a peregrinar alguns dos mais brilhantes guitarristas da atualidade, como Eddie Van Halen ou Robert Cray. Apesar de tudo, o mito sobrevive intocável."
Na mesma matéria, há um ´texto sobre um show comemorativo dos 25 anos de carreira de Clapton, assinado pelo fotógrafo Milton Montenegro, e intitulado "A noite em que Deus tocou uma Fender":
"Quando eu tiver 64 anos e o Rio Fanzine me pedir uma lista dos dez maiores shows da minha vida, não sei se vai haver lugar para Bo Diddley arrebentando num clube do Village, o Run-DMC em pleno Apolo, ou os Paralamas do Sucesso em Mendes. Mas certamente disputando as primeiras colocações, vai figurar o show de Eric Clapton, mês passado em Londres - experiência mística comparável somente às que eu ainda não vivi (passeios de OVNI, um concerto do Regional do Caçulinha no Central Park etc).
Meninos e meninas, eu vi. Deus, ao vivo. E olha que meu périplo ia se encerrando sem maiores emoções musicais; o show sem tempero de Les Rita Mitsuoko em Nova York e um do Lloyd Cole & The Commotions absolutamente meia-bomba no Zenith Paris. Meu Deus, é justo, verdadeiro e anglo-saxão. Chegando a Londres de trem, Victoria Station, confiro logo no Time Out; 25 anos de Eric Clapton no Royal Albert Hall.
Na banda, Nathan East, no baixo, Mark Knopfler, o próprio, reverenciando o mestre e Ray Cooper, a réplica da velha Albion ao nosso Repolho. E a música de Clapton... A música de Clapton é o som que vem dos P.A.s do Olimpo. Não há muito o que dizer, só lembrar pra sempre.
Mas, de volta ao nosso rincão, o pêndulo de muitas dúvidas me assalta; constituinte, 40 graus, Marronzinho, enchentes. Certeza só  uma: Deus existe e toca uma Fender."
Obs: No último parágrafo, o citado Marronzinho era um camarada que queria se candidatar à presidente da república - um semi-analfabeto que só falava bobagem, e virou figura folclórica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário