Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Rita Lee Rescinde Contrato com a Phonogram (1975)

Em 1975 Rita Lee já seguia sua carreira-solo após a saída dos Mutantes anos antes, e lançar pela gravadora Phonogram, no ano anterior, o disco Atrás do Porto Tem Uma Cidade. Ao mesmo tempo, deu uma reformulada em seu grupo. Rita assinaria em seguida com a Som Lvre, sua nova gravadora. Em matéria publicada na revista Pop em abril de 1975, Rita falaria de seus planos:
"Para Rita Lee, este começo de ano foi quase como um novo começo de carreira. No mês passado, quando já estava iniciando os ensaios das músicas que vai cantar nos próximos shows e no novo disco, Rita enfrentou duas 'crises' que devem ter repercussão fundamental em seu trabalho. A primeira gerou a rescisão de contrato com a gravadora Phonogram e o compromisso assumido imediatamente com a Som Livre. Rita desmente que teria sido dispensada por não dar lucros à Phonogram, e sua empresária, Mônica Lisboa, explica que o que houve foi uma diferença entre sua política de trabalho e a da gravadora. Mônica e Rita têm, já funcionando, uma boa infra-estrutura de produção e divulgação .A Phonogram por sua vez, prefere que seus artistas deixem também essa parte do trabalho a cargo da gravadora. 'Assim', diz Mônica, 'já que somos uma companhia produtora, precisávamos de uma gravadora basicamente de industrialização e distribuição. O casamento com a Som Livre foi perfeito.'
Mas quando começou a ensaiar o novo repertório para a gravação do disco, Rita enfrentou o segundo problema: o baterista Emilson, e a guitarrista Lucia Turnbull decidiram abandonar o grupo Tutti Frutti. No lugar de Emilson, entrou Franklin (ex-Made in Brazil), um adepto do rock pesado, que deve engrossar o ritmo do conjunto, E, em vez de substituir Lucinha, Rita procura um tecladista para o Tutti Frutti. Assim poderá ficar mais solta no palco, curtir mais a voz e dedicar-se mais à flauta. Mas, acima de tudo, Rita faz questão de dizer que não e é fácil substituir Lucia: 'Era um componente muito forte, com personalidade própria.  Não é uma pessoa que se substitua, conseguindo-se  o mesmo efeito' "
A mesma revista também trazia uma matéria sobre a saída de Lucia Turnbull do Tutti Frutti, após tocar com Rita durante três anos, destacando que sua saída foi sem brigas, apenas uma opção profissional:
"Lucinha Turnbull, a guitarrista que acompanha Rita Lee desde 1972, acha que chegou a hora de  mostrar sua própria música. Por isso, desligou-se do conjunto Tutti Frutti e está procurando 'um lugar tranquilo para passar um tempo fora de São Paulo e sentir o que posso fazer'. 
Lucia Turnbull
Ela tem só 22 anos, mas seu passado musical já é respeitável. Antes de encontrar Rita, Lucinha andava  muito pelas estradas do mundo. Assim, em 69 tocava violão num grupo folk inglês. Em 71, de volta ao Brasil, encontra os Mutantes e sua cabeça começa a girar. Quando Rita desliga-se do  grupo, nasce a dupla com Lucinha. As duas se apresentam na Phono 73, já com a ideia de formar um conjunto feminino. Mas, para conseguir acompanhar o estilo forte e seguro de Lucinha, só mesmo um grupo de homens. E é assim que nasce o Tutti Frutti, ainda no ano de 1973. Com esse grupo, Lucia confirmou seu talento de guitarrista e cantora. E conseguiu conquistar seu próprio público, em todo o Brasil. E é exatamente para este público que ela começa  agora um trabalho próprio, 'uma coisa que nem eu sei bem o que será. Mas será eu'. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário