Palavras Domesticadas

Palavras Domesticadas

segunda-feira, 6 de março de 2017

Elis - Uma Mágoa de Tom, Que Era Mentira

Muitas vezes, uma história não esclarecida, um mal entendido, uma conversa atravessada geram mágoas e mal entendidos que podem durar anos ou uma vida inteira. Durante muitos anos Elis Regina guardou uma certa mágoa de Tom Jobim, que aconteceu no início de sua carreira por conta de uma conversa que chegou a seus ouvidos, que dizia que Tom a teria vetado de participar de um disco que ele estaria preparando, do qual o nome de Elis havia sido sugerido.
Esse depoimento foi retirado de uma entrevista de Elis ao jornalista Aramis Millarch em 2 de setembro de 1978, e publicado pelo jornal O Estado do Paraná em 21 de janeiro de 1983:
"Elis morava ainda em Porto Alegre, tinha gravado dois discos na CBS, quando lhe disseram que Vinícius de Moraes e Carlos Lyra haviam composto em parceria um musical - Pobre Menina Rica - que iria ser gravado em 1964 pela CBS. Eles buscavam a cantora que iria fazer a menina rica da história, e Carlinhos Lyra já estava escalado para ser o Mendigo Poeta que se apaixona pela menina.
- Me lembro que cheguei à rodoviária (do Rio) - lembrava ela - o Umberto Contardi (que era engenheiro de gravação da CBS) estava me esperando, me levou pra conversar:
- Estamos fazendo um disco assim e assim...
E eu:
- Graças a Deus, vou poder cantar um negócio que eu gosto.
E ele:
- É você quem vai fazer.
- Conheci o Antonio Carlos Jobim, Carlos Lyra, todo mundo. Tremia feito uma besta porque, de repente, você entra no Céu e conhece Deus! Fica morrendo de medo, né? Tudo no mesmo dia! Cheguei hoje, amanhã tem Tom, Vinícius, Carlinhos, e eu... estado de choque, né?
Mas, depois de tudo acertado, preferiram chamar outra cantora, a carioca Dulce Nunes, porque o sotaque sulista de Elis, na época, era muito forte e os produtores do musical - todo passado no Rio de Janeiro, estrelado por cariocas e com embalo de bossa-nova -, achavam que, certamente, não ia ficar bem com aquele sotaque.
- Me disse depois um simpático cidadão que eu não poderia fazer o disco porque o Tom não queria fazer arranjo para ser cantado com gosto de churrasco! Ah, é? Tá legal (...) Era porque eu tinha o sotaque forte, né? (...) Fiquei com esse troço entalado durante anos. Eu gosto  muito de conferir. Mas não era bem assim também, né?
Ele (o Tom) falou:
- É, é? Tanto é mentira que eu nem fiz o disco. Quem fez o disco?
Eu falei:
- É mesmo, rapaz!
Ele:
- Você é louca, fica 12 anos com a mágoa guardada, tá falando com o olho cheio de lágrima e não se dá conta de que eu nem fiz o disco?
E eu:
- Pois é, desculpe...
Elis e Tom gravariam um álbum juntos, Elis & Tom - que ela consideraria o seu melhor trabalho - em 1974.
Elis não participou da gravação do musical, mas o autor dos versos de Pobre Menina Rica ela iria conhecer um ano depois e acabou sendo sua primeira porta aberta para a gloriosa carreira que viria a acontecer logo em seguida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário